"A caneta é mais poderosa do que a espada"

     Quando abri o jornal do Correio Braziliense ontem pela manhã uma manchete chamou minha atenção: Malala emociona a ONU.
     Acompanho a saga da paquistanesa Malala desde que ela foi baleada na cabeça por islamitas membros do Talibã, apenas porque defendia o direito a educação para meninas em seu blog.
     Os extremistas não conseguiram matar a menina Malala que ontem completou 16 anos fazendo um discurso na sede da ONU, em Nova York. Em seu discurso ela defendeu o acesso universal à educação dizendo: "Deixem-nos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossa arma mais poderosa. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução."
     Que jovem sábia! Com apenas 16 anos e tendo nascido num país onde a mulher é pouco mais do que nada, ela percebeu muito cedo o valor da educação e quase morreu por causa disto. Em seu discurso ela também disse que o ataque do Talibã a fortaleceu. "Acharam que aquelas balas nos silenciariam. Mas falharam e, então, do silêncio vieram milhares de vozes. Os terroristas pensaram que mudariam nossos objetivos e eliminariam nossos desejos, mas apenas uma coisa mudou na minha vida: a fraqueza, o medo e a falta de esperança morreram, enquanto a força, o poder e a coragem nasceram."
     Malala também disse que os terroristas e extremistas têm medo do poder da educação. Ela está coberta de razão. Eu também afirmo, sem medo de errar, que os políticos brasileiros também têm medo do poder  e da força da educação. Basta conferir o baixo investimento e a educação precária na maioria das escolas públicas brasileiras e os baixos salários pagos aos professores.
     O governo brasileiro não investe em educação de qualidade porque prefere manter a população pobre do Brasil refém de programas como o bolsa família. Quanto mais dependentes dos auxílios do governo, melhor para os políticos se perpetuarem no poder.
   O PT que sempre criticou governos anteriores que praticaram qualquer tipo de assistencialismo se especializou neste tipo de programa porque percebeu que assistencialismo dá votos. Lamentavelmente são os votos destes pobres coitados, dos reféns das políticas assistencialistas, que mantem os mesmos políticos corruptos no poder ano após ano.
     Como disse Malala em seu discurso "O poder da educação assusta os extremistas..." O mesmo se aplica para nossos políticos sem ética ou moral. O poder da educação também os assusta. Eles querem manter o povo pobre longe das escolas, do conhecimento, da educação. É muito mais fácil convencer aquele que nada sabe, o ignorante.
     Acredito na força da educação, da honestidade, da ética. Herdei esses valores dos meus pais que se desdobraram para proporcionar educação de qualidade para suas filhas. Nunca faltou livros em minha casa e muito menos incentivo ao estudo. Fiz o mesmo com minha filha e sempre dei a ela o que havia de melhor em educação formal e valores éticos. Nunca hesitei em investir grande parte do meu salário para pagar uma boa escola privada, já que as escolas públicas em Brasília, com raras exceções, são uma vergonha.
     Está na hora de levantarmos esta bandeira e exigir dos nossos governantes uma educação de qualidade para a população brasileira. É uma vergonha para o Brasil e para os brasileiros saber que hoje muitos alunos concluem o ensino médio sem condições sequer de interpretar um pequeno texto.
     Vamos primeiro votar certo tirando os políticos corruptos, sem ética e com ficha suja do poder, pertençam eles a qualquer partido. Depois vamos exigir do governo o investimento ideal em educação de qualidade, valorizando o professor e pagando melhores salários. Temos que atrair pessoas vocacionadas para a educação e isto só é possível com a valorização do professor.
     Criando boas escolas e atraindo professores comprometidos em dividir conhecimentos é que será possível atrair alunos interessados em aprender. Somente assim a população brasileira vai poder votar certo e com consciência. Só assim o Brasil poderá de fato crescer.
      O dia em que finalmente o Brasil valorizar o professor e a educação é que o povo brasileiro vai finalmente entender que "a caneta é mais poderosa do que a espada".
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama,

    Essa menina é mto especial. Fico impressionada com ela. Mto orgulho!

    Com certeza nossos políticos têm medo de educar a população. Isso dificulta mto o "trabalho" deles. Mas não sei se investimos pouco dinheiro em educação... pelo que percebo, o problema é que o dinheiro não chega efetivamente às escolas.

    Quanto ao salário dos professores, aí sim não há discussão. Eles ganham mto menos do que deveriam...


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou