Radioterapia no esterno - dificuldade de engolir - enjôo

     Hoje foi dia de Herceptim, mas eu estava tão enjoada e salivava tanto que ficava difícil até conversar e para piorar as coisas a Erica, enfermeira que já está acostumada a puncionar minhas veias difíceis, estava de licença médica e aí já dá para imaginar o que aconteceu... levei a primeira picada e nada de veia, levei a segunda e nada. O enfermeiro olhou desolado para mim e disse: - não pensei que fosse tão difícil puncionar suas veias... pensei que fosse exagero seu. Eu só ri e respondi: eu avisei... e ele acabou desistindo e chamou uma outra enfermeira para tentar achar uma veia. Ela tentou mais duas vezes e com muito jeito e paciência conseguiu puncionar uma veia no meu dedo indicador. Até que desta vez doeu menos do que eu esperava...
     A dra. Daniele, oncologista que também me acompanha, veio conversar comigo e confirmou que o enjôo que venho sentindo é realmente efeito colateral da radioterapia. Ela prescreveu antak e nausedron, além de outros remédios depois do Herceptin, para melhorar os sintomas do enjôo e mal estar. Conversei com ela sobre a dificuldade para engolir e ela explicou que o paciente que faz radioterapia no esterno inevitavelmente sofre radiação também no esôfago, o que provoca inflamação e inchaço e dificuldade para engolir.
     Para tomar o restante da medicação prescrita foi preciso tomar  também mais um litro de soro, e com isto eu fiquei mais de três horas na clínica. Cheguei em casa cansada, mas pelo menos consegui almoçar e depois caí num sono profundo. Apaguei. Quando acordei, me sentia outra.
3 Responses
  1. Anônimo Says:

    Mama, ainda bem que os enjoos melhoraram e a dificuldade para engolir tb! Mto importante vc se alimentar direito!!!

    Bjos,


  2. Anônimo Says:

    Olá, Lou! tenho estado toda a tarde a ler os seus textos sobre a sua vida, incluindo a doença, que espero que consiga ultrapassar, Nunca tive cancer, mas a minha vida ficou profundamente marcada por essa doença. Acompanhei dois irmãos muito jovens nesse percurso desde o diagnóstico, ao corre corre das consultas, internamentos,cirurgias, tratamentos, dor, medo, incertezas... e todos os sentimentos que nos rodeiam nessas fases.Espero, do fundo do meu coração que você consiga sair desta doença e seja muito feliz até ser muito velhinha!
    Um grande abraço, Isabel Pinto


  3. Lou Says:

    Obrigada pela torcida Isabel.
    Fico feliz em saber que está gostando de ler meus textos. Gosto de escrever, e encontrar alguém que aprecia minhas histórias me deixa muito feliz.
    Um grande abraço
    Lou


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou