Surpresas do meu jardim

               Quando acordei hoje pela manhã fui direto para a janela do meu quarto verificar qual surpresa a natureza havia preparado em meu jardim particular. Fiquei encantada: todas as Iris exibiam uma profusão de botões, e eu sabia que em poucos minutos as flores estariam abertas.


                Saí para o quintal com minha máquina fotográfica a tiracolo e fiz várias fotos das flores ainda em botão e logo depois do café da manhã voltei para fotografar as mesmas flores abertas, exibindo toda sua beleza efêmera.

                Olhando aquelas flores singelas, sem nenhuma sofisticação, mais uma vez concluí que gosto mesmo é das coisas simples, sem frescura. O que me encanta de fato é a natureza com suas flores silvestres que insistem em brotar nos cantinhos mais inóspitos, suas árvores majestosas inteiras em flores coloridas. Gosto mesmo é de observar os passarinhos que fazem algazarra no jardim enchendo o ambiente com seu canto sonoro, e alegrando meu coração.


                Há momentos do dia em que vou para o quintal apenas para curtir o banho dos passarinhos. Minha mãe coloca grandes pratos cheios de água espalhados pelos canteiros e eles atraem pássaros de todos os tipos e tamanhos. O bem-te-vi pousa na borda do prato, dá uma peitada na água e pousa do outro lado do prato. É o banho mais estranho que já vi. O sebinho, muito pequeno, não tem coragem de entrar na água. Ele pousa na borda do prato e mergulha a cabecinha miúda na água fresca. A sabiá e o João de barro gostam mesmo é de mergulhar no meio do prato e tomar aquele banho gostoso. Cada um do seu jeito todos tomam seu banho para se refrescar da seca que castiga o cerrado, e depois pousam nos galhos da graviola para secar as penas encharcadas.


                Ontem observei um sabiá bicando a terra de alguns vasos e hoje pela manhã, quando fui molhar meus bonsais, levei um susto: a pitangueira que plantei para cultivar meu próprio bonsai havia desaparecido e o vaso estava todo revirado. Acho que a sabiá revirou a terra em busca de minhocas e acabou arrancando meu projeto de bonsai. Pequenas artes dos passarinhos que alegram meu jardim... 
3 Responses
  1. Anônimo Says:

    Mama, vc é uma peça rara! Gostei bastante dessa flor. Ela me lembra najas... mto bonitas! Espero que você comece logo o novo projeto de bonsai. hehe

    Bjos


  2. Anônimo Says:

    Olá, Lou! As suas plantas são lindas, algumas eu nem conheço! Aqui no norte de Portugal o clima não permite a sua sobrevivência, Também tenho um grande jardim com plantas autóctones, mas no inverno fica quase tudo despido. Gosto de ler os seus textos, dão-me paz, também acordo por vezes mais cedo para ver as minhas plantas e vejo nelas a beleza e plenitude que gostava de sentir na minha vida.
    Um abraço, Isabel Pinto


  3. Lou Says:

    Oi Isabel,
    Adoro a natureza. É por isto que gosto tanto do meu jardim. É o meu cantinho predileto da casa.

    Minha filha adora viajar. Ela sempre diz que tem a sensação de estar voltando para casa quando chegamos em Lisboa. Gostamos muito de sua terra e sempre que temos oportunidade passamos alguns dias por aí.

    Um abraço da Lou


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou