Validade dos medicamentos

     Sexta-feira passada foi mais um dia de quimio. A clínica estava lotada... péssimo sinal, sinal de que as pessoas estão adoecendo mais. Esperei um tempão por um box vazio, mas acabei fazendo a quimio no box coletivo que também estava cheio. 
     Fiquei observando aquelas pessoas idosas passando por quimio... tão triste. Longevidade e qualidade de vida não costumam andar juntas. Não quero virar um matusalém doente e cheio de ziquiziras. Enquanto eu puder ir e vir com minhas próprias pernas está bom caso contrário, prefiro partir.
     E por falar em partir na sexta-feira eu também peguei as duas caixas do tykerb, a quimio oral que faço diariamente em casa, em jejum. Peguei o remédio, coloquei na bolsa, assinei os papéis e esqueci do assunto até chegar em casa e conferir a data de validade da medicação. Vocês acreditam que o vencimento das duas caixas será no dia 30 de setembro!  Os comprimidos (5 por dia), dão para 28 dias e eu comecei a tomar a medicação hoje, é só fazer uma simples operação matemática: o remédio vai estar vencido antes de terminar a segunda caixa.
     Não posso aceitar que uma clínica oncológica, que mantém um farmacêutico de plantão para controlar a medicação dos pacientes, possa entregar um remédio quimioterápico com o prazo de validade vencendo. Tudo bem que um remédio cujo prazo de validade expira no dia 30 de setembro não irá matar o paciente que vier tomá-lo no dia primeiro de outubro, mas será que a eficácia da medicação será efetiva? Não acredito. Deve existir uma lógica para a indicação do prazo de validade nos produtos a serem consumidos. Esta obrigatoriedade não pode ser um simples capricho de quem criou esta exigência. 
     Prefiro acreditar que foi apenas uma distração do farmacêutico, mas de qualquer forma é uma situação muito séria e grave. O tratamento que faço é para câncer. Não estou apenas resfriada e com dores pelo corpo. Tenho câncer em estadiamento IV e isto significa que a doença já está espalhada com várias metástases pelo corpo. Ou será que pensaram que eu não iria conferir a validade? Se pensaram assim erraram redondamente. Estou viva até hoje porque sempre estive muito atenta ao tratamento que faço.
     A qualidade de um serviço médico e hospitalar passa por estes pequenos detalhes. O prazo de validade dos remédios precisam ser observados com cuidado. Quem me garante que a medicação que faço na veia, preparada pelo mesmo farmacêutico, está dentro do prazo de validade? Agora bateu uma dúvida...
3 Responses
  1. Anônimo Says:

    Mama, um verdadeiro absurdo isso tudo. Vc realmente tem que ficar com o pé atrás sempre, porque as pessoas parecem que não têm consciência da importância de suas atribuições... Espero que o seu médico tome providências para que nada parecido aconteça com qlqr outro paciente. Mto perigosa essa "falta de atenção".


  2. Isabelle Says:

    Realmente, Lou. Um absurdo! Olha, minha mãe vai parar de usar o xeloda. Começou o último ciclo hoje. Ele não está mais baixando os níveis dos marcadores tumorais. Está apenas mantendo estável. Em outubro ela irá começar com doxorrubicina lipossomal peguilada (doxopeg). A primeira quimio que ela fez em 2009 foi continha doxorrubicina também. Apesar de ser pesada demais, tirou de letra. Não se sentiu mal, não teve nada. Se vomitou uma vez foi muito. Espero que seja assim agora também!! Lou, desculpa perguntar, sei que é uma coisa pessoal, mas é que você é pra mim o maior exemplo de como se viver normalmente com o CA.. os teus marcadores tumorais sempre estão abaixo do normal? Obrigada!! Um beijo no coração! E nos avise antes de tirar novamente uma pausa para viajar!


  3. Lou Says:

    Isabelle,
    Vou ficar torcendo pelo sucesso no tratamento de sua mãe. Doença chatinha essa...
    Meus marcadores tumorais normalmente estão abaixo do normal. Eles só costumam aumentar qdo a doença avança. Faço o controle com certa frequência, pois a doença é silenciosa e às vezes não dá sinal e avança feito uma locomotiva desgovernada. É por esta e outras que costumo viver o presente, o aqui e o agora. Aproveito a vida enquanto tenho energia para curtir e achar que viver vale a pena.
    Um abraço carinhoso em você e em sua mãe.
    Lou


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou