Férias baratas na Europa

     Hoje o David só virá nos pegar às 14h para irmos a Bourbansais, e como o dia amanheceu nublado e chuvoso, com aquela chuvinha fina e gelada, vou aproveitar para ficar em casa lendo, escrevendo, fazendo nada... só curtindo a preguiça numa sala aquecida, acompanhada por duas amigas queridas que não perdem a oportunidade de jogar um buraquinho on line. A Helena também gosta muito de ler e escrever e quando o faz parece não perceber mais o mundo à sua volta. Parece até entrar em transe, de tão concentrada que ela fica.
mapa da Bretanha

     Preciso comentar uma tremenda coincidência que acabou de acontecer: a Maura e a Helena estão jogando buraco on line e a Maura comentou comigo em voz alta o curioso nome da adversária dela. A Helena ouviu e disse: eu estou jogando com ... será que somos adversárias? Fui conferir e não é que as duas, entre tantos jogadores on line, são adversárias. É muita coincidência. Vamos ver quem leva esta jogada.
     Estive pensando no quanto foi bom e está sendo proveitoso termos alugado um apartamento numa cidadezinha pequena na França e quero dividir isto com meus leitores: somos três amigas que se dão muito bem, e isto faz toda a diferença. Alugamos um apartamento em Dinard, na Bretanha, e cada uma de nós pagou 600,00 euros, um valor razoável por três semanas na europa. Daqui podemos ir a várias cidades interessantes e que ficam bem próximas como Saint-Malo, Monte Saint-Michel, Dinan e várias outras cidadezinhas medievais perdidas na Bretanha.
     Nosso apartamento é ótimo! Temos uma sala grande que cabe um sofá cama que vira duas camas de solteiro, dois pequenos armários, uma mesa redonda com 4 cadeiras e duas poltronas. No quarto temos uma cama de casal e um bom armário, mais as mesinhas de cabeceira. A cozinha é compacta mas tem tudo o que precisamos: fogão, geladeira, cafeteira, torradeira, micro ondas e forno elétrico enfim, tudo o que é essencial numa cozinha. O banheiro é espaçoso e o sanitário fica separado do chuveiro. Temos uma banheira, secador de cabelos e também um pequeno closet na entrada, entre a porta e a sala. Não ficamos tropeçando uma na outra.
     A Maura, que gosta de cozinhar, prepara nosso café da manhã e nosso lanche noturno que costuma incluir uma deliciosa sopa que compramos pronta no supermercado, mas que ela melhora com seu toque pessoal. De vez em quando, como hoje, também almoçamos em casa e vale muito a pena, pois a comida nos mercados são inacreditavelmente mais baratas do que no Brasil. Os queijos e vinhos deliciosos merecem um capítulo a parte.
     A Helena lava as louças, pois são tão poucas que não achamos que valha a pena ligar a máquina para lavar três pratos, três xícaras e talheres, mas de qualquer maneira existe a opção da máquina de lavar louças. Eu, que sempre tive mania de jogar lixo fora, faço o mesmo aqui. Dou uma varridinha na casa, recolho todo o lixo e levo para a lixeira que fica no corredor. Assim dividimos o trabalho sem sobrecarregar ninguém.
     Acabei de ouvir palmas e vaias. Uma veio do computador da Maura e a outra do computador da Helena. Qual das duas levou a jogada?
     Nós ainda demos sorte aqui em Dinard porque encontramos o David que trabalha como taxista. Ele é ótimo. Dirige bem, é calmo e tem nos cobrado preços muito justos por todos os passeios em cidades mais distantes. Como boas brasileiras que somos tratamos o David como um velho amigo e ele acaba nos acompanhando nos passeios também. Acho que ele não está acostumado com este tipo de tratamento, mas parece estar gostando da experiência. Caminhamos juntos, ele nos conta as histórias curiosas do local visitado, chama nossa atenção para coisas interessantes e até auxilia a Helena caminhar e descer escadas porque ela não enxerga bem. Ele já nos levou a lugares lindos e muito legais que só um local conhece bem. Outro dia ele parou numa fazenda de criação de patos e gansos para a Helena comprar um foie gras. Segundo o David o foie gras de pato que ela comprou é ainda melhor do que o de ganso e um dos melhores da frança. Na Côte de Granite Rose ele colheu uma linda hortênsia e ofereceu de presente para a Helena que ficou toda derretida com o gesto de carinho.


     Sou uma pessoa muito afortunada. Estou tão feliz como pinto no lixo enquanto viajo pelos caminhos da Bretanha. Sinto-me bem e estou dando conta de fazer tudo o que tenho vontade, quase sem restrições. Se eu contasse ninguém iria acreditar que sou paciente oncológica e uso quimioterápicos diariamente e ainda por cima tenho um dos pés quebrados. Tenho andado prá todo lado e meu pé está funcionando tão bem que até eu fico duvidando do fato dele estar quebrado mesmo. Só sei que continua quebrado porque o RX não deixa dúvidas sobre isto.


     Nada como alegria e felicidade para encher o corpo de endorfinas. Não existe nada melhor para a saúde do que alegria e entusiasmo pela vida. E é bom demais viajar sem stress e acompanhada de amigas queridas.
2 Responses
  1. Anônimo Says:

    Mama, essa viagem era exatamente o que você estava precisando! Vc vai voltar curadinha!!!!! To morrendo de saudades!!!!


  2. luzemir Says:

    Lourdinha, fiquei emocionada acredita? me veio lagrimas aos olhos, de ver o quanto vc é otimista, corajosa, e quero te dizer que apesar de nosso contato ter sido tao breve,te admiro muiito, continue assim levando otimismo e encantamento com suas palavras e fotos.Que Deus ilumine sua vida e te faça sempre feliz apesar das adversidades da vida.Bjs - Luzemir


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou