Jardim de pedras em Rothéneuf

     Resolvemos contratar os serviços do David que trabalha dirigindo um táxi em Dinard, na Bretanha, e acertamos em cheio na escolha do nosso motorista, pois ele é um profissional cuidadoso, gentil e atencioso com seus passageiros e melhor, não é nem um pouco mercenário, pois está nos cobrando um preço justo por todas as viagens que temos feito.     


    Voltávamos para Dinard quando o David resolveu nos levar a Rothéneuf para conhecermos o jardim de pedras esculpido pelo eremita Fouéré. A história daquele jardim encarapitado no penhasco à beira mar é muito interessante.


     Adolphe-Julien Fouéré foi ordenado sacerdote aos 24 anos mas em 1870, depois de sofrer um AVC que o deixou surdo e mudo e incapaz de continuar seu trabalho como sacerdote, resolveu viver como eremita na Costa Esmeralda, a uns 5 quilômetros de Saint-Malo. 


     Durante alguns anos Fouéré estudou a história local, que era abundante de mitos sobre piratas, contrabandistas e nobres sanguinários como os da família Rothéneuf, que dá nome a região. Depois disto o ex-sacerdote dedicou os últimos 20 anos de sua vida até sua morte em 1910 esculpindo personagens dessas histórias nas rochas do penhasco que fica entre o Monte Saint Michel e o estuário do rio Rance. São mais de 300 figuras retratando personagens grotescos e criaturas fantasmagóricas.



     O  jardim de pedra do eremita, como é conhecido, ocupa mais de 500 metros do penhasco e exibe tanto figuras monumentais como algumas esculturas de pequeno porte. Fouéré realizou seu trabalho aproveitando o contorno natural da rocha.


         O jardim de pedra esteve abandonado durante algum tempo mas agora, revitalizado, está aberto ao público. A entrada custa 2,50 euros e vale cada centavo. É muito interessante.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Um jardim bem inusitado, hein, mama. Esse sacerdote teve 20 anos de mto trabalho p conseguir fazer tudo isso. caramba!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou