Pagando mico em Saint Malo

     Eu caminhava pelas ruas estreitas de Saint Malo quando vi na vitrine de uma loja de antiguidades alguns netsuquês expostos. Curiosa me aproximei para observar melhor e pude ver vários exemplares esculpidos em madeira, marfim e madrepérola, cada um mais delicado do que o outro. Todas as peças eram lindas, mas um cisne negro esculpido em madeira chamou minha atenção. 
     Fiquei algum tempo admirando a vitrine e, não resistindo, acabei entrando na loja. O dono do estabelecimento veio me atender e começamos a conversar. Ele mostrou vários objetos e perguntou qual eu gostaria de ver de perto. Apontei o cisne negro e ele muito gentilmente abriu a vitrine, retirou o cisne e o colocou em minha mão, mesmo sabendo que eu não iria comprar nada. Acho que ele ficou intrigado em ver meu interesse por um objeto pouco comum, caro (mais de 400 euros uma miniatura de pouco mais de 2cm), e que interessa apenas a colecionadores.
     Conversa vai, conversa vem, contei-lhe que aprendi a apreciar os netsuquês depois que li o livro A Lebre dos Olhos de Ambar. Como ele também havia lido o mesmo livro conversamos um pouco mais sobre o assunto e então saí da loja.
     O Lionel e a Helena, amigos que me acompanhavam no passeio, estavam na calçada mas não consegui ver a Maura. Olhei em volta e como vi uma pessoa muito parecida com ela fazendo compras numa boulangerie falei para Helena que entrou na loja para chamá-la. Ela chegou bem perto da senhora e cochichou baixinho em seu ouvido: o que você está comprando agora Maura? A senhora, uma malouine genuina, olhou assustada para a Helena sem entender a abordagem. Helena, muito sem graça se desculpou, explicou em francês que a confundira com uma amiga, e saiu de fininho da loja o mais rápido que pode. Já na rua ela nos contou o mico com a francesa e caímos os três na gargalhada.
   A nossa amiga Maura, toda serelepe, estava mais adiante bem tranquila apreciando uma vitrine com objetos típicos de Saint Malo.
2 Responses
  1. Anônimo Says:

    Mama, a cara de vcs pagarem esse tipo de mico. kkkk não será o último, certeza. rs


  2. Imagino a cena! Estes "babados" são os melhores... Depois me conte o que é o "netsuquês"! Bjo a todas!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou