Triskel - um dos símbolos da Bretanha e da cultura celta (texto da Helena)

       Fomos novamente a Saint-Malo e novamente nos perdemos pelas ruas estreitas da antiga cidade, parando aqui e ali com um olhar descompromissado. Vimos numa dessas lojas de souvenirs vários objetos com um símbolo celta, uma espécie de estrela de três pontas, ou melhor, de três espirais concêntricos, que representa as tríades da vida em eterno movimento:
- nascimento, vida e morte
- corpo, mente e espírito
- céu, mar e terra
   Podemos citar várias tríades relacionas à vida em movimento, mas o que impressiona neste conceito é que a impulsão é sempre para frente, como se nela estivessem implícitas simbologias relacionadas à ação, a ciclos, progresso, evolução, transformação... São múltiplos os exemplos que atestam a sabedoria celta, sua cultura e suas histórias mitológicas.
       O significado do triskel é muito mais amplo do que num primeiro momento possa parecer, nele está inserido o crescimento pessoal, o desenvolvimento humano e a expansão espiritual.
       Agrada-me muito esta idéia de movimento... Parar é estagnação e estagnação é o princípio do fim. Avançar sempre. Este é o lema. 

pesquisas da Lou:

     A origem do triskel ou triskle, o espiral que representa a vida em eterno movimento e equilíbrio, é atribuida aos povos mesolíticos e neolíticos. O celtas consideravam o 3 como um número sagrado.
     Entre os vários significados, o triskel também representa os três poderes da donzela, mãe e anciã. É um sinal do poder feminino. (este eu gostei)
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama e Tia Helena, muito interessante. Gosto da curiosidade de vcs! Sempre aprendo mto no blog da mamãe. Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou