Um giro pela Bretanha - Cancale (texto da Helena)

          Cancale é um pequeno vilarejo próximo a Mont Saint Michel. Conta com cerca de 5000 habitantes e vive da colheita de ostras e do turismo.




        Segundo a história local, tudo começou quando, nos primórdios do mundo, uma floresta foi submersa pelo mar, formando na baía um ambiente propício à proliferação das ostras. Elas se tornaram tão abundantes, que foram consideradas como um recurso inesgotàvel, mas a colheita indiscriminadas e predatória fez com que o inesgotável começasse a se esgotar.

fazenda de criação de ostras em Cancale 

       No século XVIII esta situação chegou a um estado crítico. A redução do estoque estava tão alarmante,  que houve uma determinação real proibindo a colheita e venda de ostras na França entre os meses de abril e outubro. Esta medida veio na hora certa e garantiu a sobrevivência das ostras em Cancale. Posteriormente, a colheita passou a ser regulamentada, sendo permitida somente nos dias e horários indicados. Um tiro de canhão sinalizava  o momento em que os barcos deveriam partir para a colheita das ostras. Este dia era uma festa, onde  todos da redondeza participavam.


        O século XX viu surgir as primeiras fazendas e parques de criação. Hoje, graças ao controle sanitário dos criadouros e ao "savoir faire" dos ostreicultores, a fama  das ostras de Cancale ganhou o mundo, mas o bom mesmo é vir aqui, pegar o seu pratinho de ostras, pão de centeio, manteiga salgada, limão, um copo de vinho branco... encontrar um cantinho na orla, um banco, um degrau, o parapeito de uma mureta... qualquer lugar serve... Pode até escolher sentar-se num barzinho à beira mar ou num restaurante chic, que sirva os famosos "Plateaux de fruits de mer"  onde as ostras vêm num prato grande sobre gelo picado. Não importa onde, nem como, o importante é degustar esta iguaria em Cancale. Ela é o carro chef da culinária local.


       Nem eu, nem Maura, nem Lourdinha nos animamos a come-las, para nós é um bichinho muito esquisito, pouco atrativo, mas há quem goste. Lionel adora. Disse que quando aqui chegou comeu três dúzias de uma vez, mas hoje não quis fazê-lo, tínhamos acabado de almoçar em Mont Saint Michel.


                   Partimos de Cancale em direção a Pointe de Grouin viajando pela costa. 
                   Descobrimos lugares e aprendemos muito em nossas andanças.                
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Tia Helena, realmente ostra é só para quem gosta. Experimentei e achei pouco convidativa. Qm sabe numa visita por aí eu não tope comer de novo, mas por enquanto prefiro os outros frutos do mar... bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou