Um giro pela Bretanha - Dinan

     Acabei de chegar de Dinan, uma cidade medieval no interior da Bretanha, localizada  na Região de Côtes-d'Armor, e bem pertinho de Dinard onde estou hospedada. 


     Foi muito fácil chegar em Dinan. Embarcamos num ônibus confortável que ia até Rennes e pagamos apenas 3,30 euros por pessoa pela passagem. O trajeto de Dinard até Dinan durou aproximadamente 30 minutos e desembarcamos no centro histórico, perto da prefeitura (Hotel de Ville)

prefeitura (Hotel de Ville)


     Caminhamos pelas ruas estreitas do centro histórico apreciando as construções antigas, umas casinhas bem tortas, encarapitadas umas nas outras, datadas do período medieval. A base destas casas são feitas de madeira, por isto elas acabaram ficando tortas, pois a madeira envergou de tão antiga e parece só estar de pé porque uma casa segura a outra.


     Descemos a Rue de Jerzual, que é íngreme de dar medo e preguiça, e vimos casinhas construídas no ano de 1463 (mais velhas do que nosso Brasil). Elas são casinhas bem pequenas e baixas, e são coladas umas nas outras. Descer por esta rua nos deixa com a impressão de voltarmos no tempo... um tempo que deve ter sido muito difícil de ser vivido. Fiquei imaginando aquela rua íngreme coberta de neve e muito escorregadia... deve ser um perigo até hoje, no período medieval sem dúvida era um verdadeiro terror.



não tem calçada e as casas ficam ao nível da rua

     No meio do caminho vi uma senhora saindo de uma daquelas casinhas e fiquei tentando imaginar como será viver numa construção do período medieval, tão antiga, em pleno século 21... não deve ser fácil até hoje e nem consigo imaginar como seria naqueles tempos difíceis. 



     Desci a rua com muito cuidado e bem devagar. Meu botinão ajudou bastante com o solado grosso e apropriado para terrenos acidentados.

     O Lionel nos mostrou uma construção que era usada para que as mulheres pudessem lavar roupas. Era uma espécie de lavanderia do período medieval, um galpão coberto, mas aberto na parte da frente e com um tanque feito de pedra no chão de uns dois metros quadrados mais ou menos (eu não queria ser uma lavadeira naqueles tempos, pois devia ser duro lavar roupa agachada num tanque enorme e cheio de mulheres tagarelando e lavando, falando mal dos maridos e  reclamando do filhos).




 No final da descida chegamos na beira do rio Rance. Algumas crianças bem jovens estavam aprendendo remar. Na Bretanha as crianças ainda muito jovens já são iniciadas na arte da navegação, afinal a Bretanha está cercada de água por todos os lados.


     Naquela altura do dia já era hora do almoço. Paramos num dos restaurantes que ficam na beira do Rio Rance para almoçar. A Maura e o Lionel pediram carne e acertaram no pedido, mas eu e a Helena optamos por uma ave. Não era frango porque tinha muita gordura. Acho que talvez fosse uma galinha d'angola, mas não tenho certeza. Ainda bem que nossa sobremesa estava uma delícia.


     Depois do almoço teríamos que subir a ladeira de volta. Olhei para a altura da ladeira e disse para a Helena que eu preferia voltar de táxi. Ela topou na hora e todos concordaram, foi o que fizemos. O taxi nos deixou no Castelo de Dinan. Fiquei impressionada com a largura da parede que circunda o castelo.



olha só a largura da parede dos muros!

     Saímos do castelo e fomos caminhando até a praça da cidade. Cansados, fomos voltando devagar em direção ao ponto do ônibus em frente a prefeitura. Enquanto esperávamos o ônibus chegar o Lionel tomou um café e a Helena e a Maura comeram um creme brulée.
     O passeio em Dinan vale a pena. A cidade é um charme e é uma oportunidade que o turista tem de voltar no tempo...
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Q delícia, mama. Pareceu uma cidadezinha mto agradável. Vcs estão batendo mta perna, hein. Maravilha! Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou