Um giro pela Bretanha - Explorando Dinard

     Sempre acordo muito cedo, e na última quinta-feira não foi diferente. Ainda não havia amanhecido em Dinard, e o luar deixava um rastro de luz prateada no céu escuro, estava lindo. Devagar, quase com preguiça de amanhecer, o dia foi se insinuando aos pouquinhos e quando finalmente se instalou, revelou um céu azul sem nuvens e um sol radiante. O dia estava perfeito. Perfeito pra gente se perder pelas ruas de Dinard, e foi o que fizemos logo depois do café da manhã.


     Saímos caminhando sem pressa em direção a praia de Saint-Enogat, onde Dinard começou, conhecendo suas ruas calmas e quase sem movimento naquela manhã. Aproveitamos para registrar em fotos paisagens bucólicas de uma cidade calma, que passa a impressão de não ter pressa. Os jardins das casas de pedra são lindos e quase todos exibem uma profusão de hortênsias de diferentes tonalidades e outras flores coloridas que nem sei os nomes. As macieira carregadas de frutos vermelhos também são comuns nas paisagens dos jardins e nas estradas da Bretanha. Outra característica marcante são as casas cobertas de hera, que nesta época do ano estão vermelhas e tão vistosas que não conseguimos desviar o olhar.


     Observei um homem sobre um andaime lavando uma casa de pedra típica daqui com uma máquina de pressão. Pensei: aqui eles não precisam pintar a fachada das casas como fazemos no Brasil, mas precisam remover o limo das pedras das casas para conservá-las com bom aspecto.


     Passamos em frente ao cemitério de Saint-Enogat e não resistimos, resolvemos entrar para ver de perto como os bretões enterram seus mortos. As lápides são parecidas com qualquer outra, mas o detalhe que chamou nossa atenção foram as flores sobre os túmulos. A grande maioria deles exibia uma simples flor solitária ou até uma enorme coroa de flores feitas de porcelana. Eram belas, delicadas e coloridas e a vantagem é que não murcham e nem precisam de cuidados. Estão sempre vistosas e bonitas.


     Dali para o centro de Saint-Enogat foi um pulo. Passamos por uma floricultura e pude conhecer um fruto que eu nunca havia visto antes e nem ouvido falar: mão de buda. É um fruto curioso, todo segmentado. Lembra dedos com pele grossa e rugosa, lembra tentáculos... é um fruto estranho, mas de intensa fragância.


    Curiosa que sou fui pesquisar na internet e vi que a mão de buda é uma variedade de limão, só que sem sua acidez. A polpa é doce e carnuda, mas sem suco ou sementes. Curioso não? É de origem asiática.



     Andamos mais um pouco e chegamos na fonte Julio Verne que estava funcionando e jogava água a metros de altura. Mais tarde perguntei ao David o que Julio Verne tinha a ver com a cidade de Dinard e ele contou que o escritor morou por algum tempo na cidade. Por isto a homenagem.


     A igreja, muito antiga, está sempre com a porta lateral aberta. Basta girar o trinco. Entrei caminhando sobre o piso de pedras antigo, mas o cheiro de mofo estava forte então não fiquei lá muito tempo. Fiquei imaginando no quanto deve ser complicado assistir a uma missa inteira dentro daquela igreja.



     Continuamos nossa caminhada até chegarmos na praia que estava quase deserta, havia apenas um bando de gaivotas pousado na areia molhada. Fui me aproximando e elas aos poucos foram se afastando com cara de poucos amigos e quanto mais eu me aproximava mais elas caminhavam para perto d'água até levantarem vôo para pousarem um pouco mais adiante.


      Eu não tinha a intenção de assustar as gaivotas, o que eu queria mesmo era ver mais de perto uns buracos na rocha em frente a praia onde os alemães fizeram um bunker na época da Segunda Guerra. O Lionel nos contou que ali naqueles buracos ficavam uns canhões apontados para a praia e que em sua infância ele e alguns amigos brincaram com uma ogiva que encontraram na praia. Só não morreram porque anjo da guarda de criança é forte. Os bombeiros ficaram sabendo da façanha e confiscaram o artefato que estava carregado e só não detonou por muita sorte. Até hoje ele ri quando lembra da aventura.


      Voltamos caminhando devagar para nossa casa. A praia de Saint-Enogat não fica muito longe da praia de l'Ecluse onde estamos e a promenade Clair de lune vai mageando a escarpa de uma praia até a outra. Fizemos uma pausa no caminho neste belo jardim em frente ao mar. A Maura viu uma árvore carregada de frutinhas maduras e ficou doida para experimentar, e como vimos uma abelha sugando o néctar deduzimos que se não matava a abelha não podia matar uma pessoa também. Comemos alguns frutinhos que com certeza não são venenosos, pois estamos vivas até hoje para contar a história.



1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, porque a fonte é uma homenagem a victor hugo e tem uma imagem do julio verne?
    Acho que vocês deviam parar de experimentar frutas desconhecidas por aí. Não é porque a abelha come que vocês não terão problema... juízo!
    Pelo visto mofo é um problema sério na bretanha... o pessoal daí já deve estar acostumado, por isso conseguem ficar nos locais fechados que vcs têm dificuldade. cidades praianas sempre sofrem desse mal...


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou