Um giro pela Bretanha - Saint Jacut de la mère - Créhen - Saint-Cast le Guildo - Cap Fréhel

     O David veio nos pegar no hotel para mais um dia de passeios pelas praias da incrível Bretanha. Iniciamos nosso tour pela praia de Saint Jacut de la mère com suas águas azuis e pequenas ilhotas. O vento lá em cima na falésia era cortante e gelado, tão gelado que precisei voltar ao carro para pegar meu gorro e proteger as orelhas que pareciam estar congelando.


     Voltei caminhando devagar, absorvendo aquela paisagem para gravá-la em minha memória. Um banco de madeira na beira do precipício, mas distante da beirada o bastante para não me deixar apavorada (tenho horror a altura), convidava para sentar e apreciar a vista. Foi o que fiz. Fiquei ali algum tempo e aproveitei para agradecer a Deus a oportunidade de poder viajar e ver de perto tão lindas paisagens.


     Continuamos o passeio e fomos a Créhen, outro vilarejo pequeno da Côte d'Armor. Fizemos uma pequena caminhada pela promenade margeada por blocos de pedras amontoadas, que segundo o David são uma característica da região, e vimos ao longe as ruínas do Château fort du Guildo.


     Aquele castelo foi construído sobre uma rocha bem alta para controlar os barcos que entravam no estuário do Rio Arguenon. Era uma posição estratégica.



       Fomos conhecer de perto o sítio arqueológico e o David chamou nossa atenção para a argamassa que foi usada para assentar as pedras das paredes do castelo: areia misturada com conchinhas trituradas.




     Continuando nosso passeio chegamos a Cap Fréhel, localizado numa península na Costa de Esmeralda, no norte da Bretanha. Vimos dois faróis: um construído no século 17 e que está desativado, e outro construído em 1950 que funciona até hoje.





     Para finalizar fomos conhecer uma famosa estação balneária da Bretanha, Saint-Cast le Guildo. Ficamos impressionadas com a cidade fantasma que nos recebeu, não havia uma viv'alma nas ruas e muito menos na praia. O David nos explicou que aquela cidade tem uma população de aproximadamente 1.500 pessoas morando permanente e que nos meses de verão esse número aumenta para uma 15.000 pessoas.
     Tivemos sorte em encontrar um restaurante aberto na cidade, pois a fome já estava me deixando fraquinha. A comida estava ótima. Eu e a Maura comemos um peixe, o Lionel comeu carne e o David e a Helena comeram coquille de Saint-Jacques. O melhor de tudo foi o preço: menos de 90 euros para cinco pessoas.  

Bistro du Pot
6, rue Jacques Cartier
Saint-Cast Plage
02 96 41 81 13

1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, gosto qndo vc posta fotos suas! Saudades demais de vc!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou