Um giro pela Bretanha - Saint Malo

     Optamos por um barco para irmos de Dinard a Saint Malo, a cidade fortificada que abrigou famosos corsários, marinheiros, grandes negociantes e artesãos. Saint Malo foi também o primeiro porto da costa norte da Bretanha.

    Para chegarmos ao pequeno porto de Dinard fizemos uma curta caminhada desde a Plage de L'Ecluse, onde fica nosso hotel, passamos pela Promenade des Anglais e embarcamos num barquinho acanhado. A travessia pelas águas do Canal da Mancha e do Rio Rance durou pouco mais de 15 minutos e aportamos em Saint Malo.



     A visão da grande muralha que cerca a cidade impressiona. A fortaleza é bem alta e larga, tão larga que é possível andar em seu topo que tem aproximadamente uns 2m de largura. Sua base mede 6 metros de largura e alguns quilômetros de extensão.


     A altura do muro deve-se a variação das marés que pode chegar a até 14 metros. Na maré baixa, como aparece nas fotos, é possível ver as pedras e a areia da praia, mas quando a maré sobre, principalmente no mês de outubro, fica tudo submerso e as ondas podem arrebentar dentro do muro. Alguns turistas destraídos costumam ficar ilhados por causa da subida das marés e precisam ser socorridos por barcos que já ficam a postos para resgatar estes turistas incautos. 



     Entramos na cidade murada pela Porta de Dinan. Fomos conhecer a igreja onde estão os túmulos de Jacques Cartier, descobridor do Canadá, e de René Duguay-Trouin, um famoso corsário. Depois fomos caminhar pelas ruas estreitas da cidade até a fome nos arrastar para um dos muitos restaurantes que ficam próximos do castelo. São famosos os pratos de mariscos e ostras em Saint Malo, mas optamos por um confit de canard com molho de laranja e salada que estava muito bom (não aprecio ostras e mariscos). A sobremesa foi uma torta de maça e de frutas vermelhas. 



     Terminado o almoço fomos caminhar em cima dos muros que cercam a cidade. A vista lá de cima é linda! De lá avistamos a ilha onde está enterrado o escritor e diplomata François-René de Chateaubriand, que pediu para ser enterrado naquele local para que pudesse continuar sua conversa com o mar que ele tanto amava.



     Voltamos para Dinard no final da tarde porque todos já estavam muito cansados. Amanhã será mais um dia para explorarmos os caminhos da Bretanha.
2 Responses
  1. Anônimo Says:

    Mama, do jeito que vc conta tudo parece mágico! Aproveitem bastante por mim! Bebam mtos vinhos e comam mtos queijos!


  2. Belas fotos! Será que o azul do céu barra o de Brasília?


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou