Dinard - Festival Britânico de Cinema (texto da Helena)

   



      Chegamos a Dinard em pleno festival de cinema britânico. Ele acontece todos os anos, na primeira semana de outubro e dura 5 dias.


   

 Além dos filmes que participam da competição, o público é convidado para pré-estreias, assim como para retrospectivas e homenagens aos grandes nomes do cinema britânico. Há, também, espaço para filmes franceses coproduzidos por britânicos ou rodados no Reino Unido.





      


    Ao completar 20 anos o Festival de cinema Britânico de Dinard doou uma escultura em bronze de Alfred Hitchcock. O cineasta inglês, mestre do suspense, está agora eternizado na Praia de l’Écluse. Gravata ao vento, olhando assustado o pássaro pousado no seu ombro, como a lembrar-se de um dos seus mais famosos filmes, « Os Pássaros ».
   
   
       
    O festival tem premiado longas metragens que, em seguida, obtiveram sucesso internacional, como Cova rasa (1994), Ou tudo, Ou nada (1997), Billy Elliot (2000), Domingo Sangrento (2002) ou ainda Moça com brinco de pérola (2003) e tem contado com a presença de famosos como Roger Moore, Christopher Lee e Hugh Grant entre outros. O vencedor do festival recebe o Hitchcock de Ouro, o maior prêmio do festival.



        Chegamos em boa hora. A semana estava movimentada. Havia bastante gente nas ruas, filas nos cinemas, bares e restaurantes cheios... tinha até o famoso tapete vermelho, por onde desfilam os astros e estrelas. Maura e Lourdinha tiveram o seu momento de glória, desfilaram no tapete vermelho como verdadeiras superstars.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Tia Helena, vcs viram algum desses famosos? Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou