Mestres do Renascimento - um passeio pela evolução da pintura

                  Meu professor de inglês, que tem formação em pintura mural e alma de artista, propôs que nossa aula de hoje fosse realizada no Centro Cultural do Banco do Brasil para vermos juntos a exposição dos Mestres do Renascimento. São 57 obras-primas italianas emprestadas de 23 museus e colecionadores privados.
                Faço uma idéia da logística para trazer aquele tesouro ao Brasil. São pinturas, desenhos e esculturas dos séculos 15 e 16 de artistas como Leonardo, Michelangelo, Rafael, Fra Angélico, Tintoretto e outros. A nata da pintura renascentista em seu maior esplendor, apresentada ao público brasiliense.
                A sala de exposição estava gelada. É uma das condições para a preservação das obras que estão com mais de 500 anos e precisam ser acondicionadas em temperatura e umidade constantes. Eu, que já passei frio em outras exposições, desta vez estava prevenida usando um casaco quentinho.

Virgem da Humildade, de Gentile da Fabriano
(imagem da internet)

                É interessante observar a evolução da pintura medieval que sai de uma pintura plana, chapada, para a representação da profundidade e da perspectiva. A Madonna dell’Umiltá, de Gentile da Fabriano é um exemplo desta evolução.
                Foi Brunelleschi quem inventou a perspectiva que cria a ilusão da tridimensionalidade de uma figura. Ele até publicou um dos primeiros métodos de perspectiva no século 15 e a partir daí a técnica foi incorporada na pintura renascentista.
                A mostra do CCBB propõe uma viagem no tempo, e visitar a exposição acompanhada de alguém que entende do assunto é muito mais interessante. O Hugo destacava em cada pintura e escultura detalhes que passam desapercebidos para pessoas que como eu, embora apreciem, são leigas em arte.
                Alguns dos temas das pinturas da mostra são religiosos outros, mitológicos. Inicialmente, por exigência da igreja católica, as pinturas retratavam apenas os temas religiosos e a pintura de Frá Angelico é um exemplo disto. Os elementos característicos da pintura religiosa são os anjos, as auréolas, os mantos brancos e azuis, a Virgem Maria e o Menino Jesus sempre no centro dos quadros. Já os temas mitológicos retratam os mitos e os mistérios da vida dos deuses, e é uma viagem na cultura clássica Greco-romana. As composições são cheias de fantasia e imaginação e variam de acordo com o pintor e suas crenças.

 Leda e o Cisne
(imagem da internet)

                Botticelli, Rafael e também Leonardo da Vince pintaram tanto os temas religiosos como os mitológicos. Na exposição um dos destaques era “Leda e o Cisne” pintura de Leonardo. O quadro representa Leda, rainha de Esparta, e Zeus, na figura de um belo cisne. O mito representado na pintura é de quando Zeus encantou-se por Leda e para seduzi-la ele se transformou em cisne.  Outro destaque era a “Anunciação” de Bellini e a de Botticelli, ambas representam o Arcanjo Gabriel anunciando para a Virgem Maria que ela seria a mãe de Jesus Cristo, apesar da virgindade.

 Anunciação de Bellini
(imagem da internet)

Anunciação de Botticelli
(imagem da internet)

                No Renascimento o artista procurava narrar uma história com sua pintura, de forma que o espectador, geralmente analfabeto, pudesse entender a mensagem. Os quadros contavam histórias bíblicas e mitológicas que eram compreendidas apenas com o olhar atento.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, queria ter ido esse findi ver a exposição, mas não deu tempo. No próximo eu vou! Pelo visto ela está bem legal! Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou