Motivos para comemorar


       Ontem passei por mais uma consulta com meu oncologista, o Dr. Fernando Maluf. Primeiro conversamos e então falei de como estou me sentindo bem, apesar de alguns efeitos colaterais provocados pela medicação que estou usando. Ele também me perguntou sobre a viagem de férias para a Bretanha ao que respondi que não poderia ter sido melhor.
    Falei das minhas unhas que ficam frisadas e costumam simplesmente rachar na vertical, o que pode ser bem doloroso quando afunda muito. Para evitar acidentes costumo manter as unhas bem curtinhas e ainda coloco um pedaço de esparadrapo naquelas que insistem em ficar rachadas bem no meio do dedo. Também falei das perebinhas que insistem em aparecer de vez em quando em qualquer lugar no corpo, e das pálpebras que parecem estar achando divertido continuar inflamando e provocando blefarite, apesar dos cuidados e do uso de remédios.
    Conversa vai, conversa vem, é tudo efeito colateral e não adianta ficar sofrendo. O melhor é aprender a lidar com a situação e não esquentar muito a cabeça com isto.
     Depois que me examinou cuidadosamente e viu que estou realmente bem o dr. Fernando pegou o resultado do último PET que fiz. Ele, a Dra. Dani e mais uma oncologista foram para a sala ao lado enquanto fiquei aguardando no consultório. Quando retornou me disse sorrindo: "definitivamente, você é um verdadeiro milagre". O exame não deixa dúvidas que o câncer regrediu e está sob controle. A dra. Dani até brincou que irá sugerir uma viagem à Bretanha para outros pacientes porque para mim a Bretanha fez muito bem.
       O Dr. Fernando destacou que eu estava com uma forte neurotoxicidade e a doença havia avançado bastante, mas agora, após quase um ano do novo protocolo e depois de ter passado pela radioterapia, principalmente a lesão do esterno, regrediu consideravelmente. Saí de um aumento de 150% no metabolismo da lesão esternal para uma melhora de quase 90% por cento da mesma lesão e da diminuição das demais lesões, e o que não diminuiu está estável. É ou não é uma notícia maravilhosa?


          Outra notícia boa é que foi liberada no Brasil uma medicação nova e específica para o tipo de câncer que tenho, o HER2 positivo. A nova droga aprovada pela ANVISA é o pertuzumabe, um anticorpo monoclonal humanizado que em combinação com o trastuzumabe, que já uso, segura a progressão da doença por muito mais tempo.  Uma esperança a mais para os pacientes acometidos por este agressivo tipo de câncer.



         Como diz a outra Dra. Dani, minha psicóloga, sou parecida com Zorba, o Grego. Concordo com ela, pois como Zorba aprendi a viver cada momento e aprendi a curtir a vida nas pequenas coisas. Procuro viver minha vida sem ansiedade excessiva com qualquer coisa que seja, sem culpa e sem preocupação demasiada com a virtude ou com a noção do pecado que tanto nos atormenta. Hoje já não tenho mais medo do inferno e nem ambiciono o céu da forma como aprendi quando criança. Hoje consigo ser feliz com o que tenho nas mãos.
6 Responses
  1. Unknown Says:

    lindo post, amei, me sinto exatamente assim!!!!!!


  2. Lou Says:

    Querida Cássia,
    É tão bom a gente se sentir assim, simplesmente feliz.
    bjs


  3. Anônimo Says:

    Você é sábia, minha amiga. Parabéns pela forma de encarar a vida, certamente este é o caminho para se harmonizar com o mundo, para alcançar a felicidade. Bjs, Helena.


  4. Lou Says:

    Obrigada Helena. Pensamos de uma forma muito parecida. Acho que é por isto que nos entendemos tanto. bjs.


  5. MAHR Says:

    Descobri por acaso o se u blog. Lindo post. Como vc, também estou na batalha do CA de mama com metástese óssea. Estou no Xeloda, depois de ter passado pelo tamoxifeno e anastrozol, que não conseguiram inibir a progressão da doença. O xeloda tá dando conta do recado mas os efeitos colaterais estão surgindo nos meus lindos pezinhos. Vamos ver até quando. Também tenho um blog. Se quiser, visite e deixe seus comentários. Abrs e boa sorte com excelente recuperação!


  6. Anônimo Says:

    Mama, p mim vc sempre foi como a Poliana, vendo o lado bom de tudo. E acho que o mundo devolve essa positividade de uma forma mto boa p vc. Sua recuperação é linda, sua força e forma de encarar a vida realmente são uma lição de vida. Vc é demais!!!! Mto orgulho dessa minha mãe guerreira!!!!
    Te amo!
    Espero que essa nova medicação seja a resposta para sua cura definitiva! Mas já temos mto o que agradecer!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou