Os cadeados e os buquinistas das margens do Rio Sena

    As ruas de Paris guardam algumas atrações interessantes que vale a pena serem descobertas...
    Nas margens do Rio Sena, ao longo de 3 km, desde o século XVIII, estão instalados os buquinistas, vendedores de livros usados, cujas bancas pintadas de verde ficam sobre o muro nas duas margens do rio. Eles vendem não só livros, mas também encontramos jornais antigos, revistas em quadrinhos, cartões postais, discos, medalhas, moedas antigas, selos e gravuras de propagandas antigas.
    Com sorte, é possível até garimpar um livro raro numa daquelas bancas. Não custa nada dar uma paradinha e tentar a sorte. Os buquinistas já fazem parte da paisagem de Paris e são um dos mais conhecidos cartões postais da cidade. Aliás, os buquinistas de Paris são patrimônio da humanidade declarado pela UNESCO.

    Comecei meu passeio pela margem do Sena na altura da Catedral de Notre-Dame e fui caminhando sem pressa em direção ao Museu do Louvre. No caminho eu e minhas amigas paramos algumas vezes para dar uma olhadinha nas bancas dos buquinistas que ainda estavam funcionando, pois já estava anoitecendo e a maioria delas já estavam fechadas.

   Na altura da Pont des Arts paramos numa banca para a Maura comprar algumas lembranças. Aproveitamos para fotografar os cadeados que os apaixonados de todas as partes do mundo deixam trancados nas grades da ponte para simbolizar o amor eterno. É uma tradição que ninguém sabe muito bem como começou, mas que acabou virando uma das maiores atrações turísticas da cidade.

    A tradição de trancar o cadeado na ponte com mensagens de amor e jogar a chave no rio além de atração turística virou também um problema para as autoridades. O peso excessivo do metal dos cadeados acaba por afetar a estrutura comprometendo a estabilidade da ponte, provocando rachaduras e colocando em risco a segurança da mesma e, em consequência, das pessoas que por lá transitam. A paixão dos casais virou a dor de cabeça daqueles que cuidam da segurança da ponte, mas qual é o apaixonado está preocupado com a segurança de uma ponte?
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, mto interessante essa história dos buquinistas e dos cadeados. Espero que em sua próxima visita você encontre um livro valioso e coloque um cadeado na ponte. hehe


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou