Um giro pela Califórnia - tour em San Diego - 12/fev/2014

          Dois dias seguidos comendo comida mexicana cobrou seu preço: acordei por volta das cinco horas da manhã com diarreia. Não costumo fazer nenhuma extravagância gastronômica quando estou viajando, e as comidas mexicanas que comi, tirando a pimenta mais acentuada, não me pareceram potencialmente perigosas, mas meu intestino parece não ter concordado com isto.
          A Letícia acordou por volta das seis horas porque o Congresso de Medicina iniciava às sete horas da manhã. Cedo demais para o meu gosto, mas pelo jeito esse é um horário que muitos médicos parecem estar habituados a começar a labuta. Como o nosso hotel ficava bem próximo do Centro de Convenções ela podia ir caminhando sem pressa.
          Depois que a Letícia saiu eu e a Teresa ainda ficamos mais um pouco no hotel para que eu pudesse ter certeza de que sair não seria nenhum problema. Fomos ao mercado para comprar bananas e maçãs porque eu não queria me arriscar a comer nada que pudesse piorar minha situação.

          Compramos o ingresso para fazer um tour pela cidade e fomos pegar o ônibus em frente ao Shopping Horton Plaza que ficava próximo do nosso hotel. Decidimos descer em Coronado para explorar melhor aquela região e conhecer mais de perto o famoso Hotel Del Coronado, construído em 1888 e que serviu de cenário para o filme "Some Like it Hot", uma comédia musical estrelada por Marilyn Monroe em 1959. O hotel, também conhecido como Hotel Del, é enorme e fica bem em frente a praia de areia branquinha. Aos domingos o hotel serve um brunch muito concorrido e a reserva tem que ser feita com antecedência. Dizem que é ótimo, mas não pude conferir.


          Caminhando pelos jardins do hotel pude observar que os canteiros bem cuidados eram plantados com temperos como alecrim, manjericão, sálvia, tomilho e outros, além de flores. Na areia da praia um homem dava os toques finais em uma enorme escultura de areia toda cheia de detalhes e vários curiosos se aproximavam, inclusive eu e a Teresa, para ver aquilo mais de perto (o mundo está cheio de artistas anônimos e desconhecidos).

         Naquela manhã agradável o sol brilhava no céu azul sem nuvens e o vento frio deixava a temperatura perfeita para uma caminhada sem pressa. Ficamos por ali um pouco mais curtindo a natureza, ouvindo as ondas quebrando na praia e o grito estridente das gaivotas. Voltamos devagar pelas ruas limpas e bem cuidadas em direção ao ponto onde pegaríamos o ônibus para continuar nosso passeio.
          Nossa próxima parada foi no Parque Balboa, considerado o maior parque urbano cultural dos Estados Unidos. O parque ocupa uma extensa área (são quase 500 hectares) e possui várias atrações como museus, jardins, centros culturais, estufas e também um dos maiores zoológicos do mundo. Como era quarta-feira alguns dos 15 museus estavam fechados mas conseguimos visitar o Timken Museum of Art e alguns outros.
          Como o parque é muito grande tivemos que escolher apenas algumas atrações para conhecer de perto. Decidimos ir ao San Diego Zoo e fazer o passeio de ônibus com guia, o que acabou se revelando um verdadeiro fiasco. Pagamos 46 dólares pelo ingresso e não vimos praticamente nada. A guia não parava de falar e também não parava o ônibus tempo suficiente nos locais onde ficavam os animais para que pudéssemos vê-los com calma. Só conseguimos ver mesmo a coleção botânica que é realmente fantástica. São mais de 700.000 plantas e apesar do zoo contar com mais de 3.700 animais quase não os vimos. Concluímos que o passeio de ônibus não valeu a pena.
          Para se conhecer bem o Balboa Park e o zoológico são necessários pelo menos dois dias, um para o zoo e outro para os museus do parque. Tivemos só uma pequena amostra de cada um, mas ainda assim valeu a pena conhecer o parque. O zoológico não deu para conhecer quase nada, ficou apenas na vontade.


          Voltamos novamente para o ônibus de turismo que parecia ter saído de um passado distante, seus bancos lembravam bancos de jardim cobertos com almofadas de couro. Continuamos o tour pela cidade e passamos pela Little Italy e depois pela Old Town que é uma mini cidade do velho oeste, uma região turística muito curiosa, é tudo muito interessante e colorido e a impressão que dá é de uma volta no passado. Na Old Town existem mais de 70 lojinhas e 17 pequenos museus e restaurantes mexicanos. Foi lá que a cidade começou.

          O velho ônibus passou por Seaport Village e pudemos então apreciar um por de sol maravilhoso. Em seguida fomos para o hotel onde encontramos a Letícia e tornamos a sair para curtir o anoitecer a beira mar, jogando conversa fora, curtindo o momento...
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou