Um giro pela Turquia - Mesquita Azul e Basílica de Santa Sofia em Istambul


Acordamos às 7:30h e fomos tomar café, mas só encontramos migalhas pela mesa. Em apenas 30 minutos os esfomeados turistas já haviam comido tudo o que podia ser chamado de comida. Fiquei impressionada! Aguardamos os garçons reabastecerem a mesa com tomates, pepinos e azeitonas verdes e pretas, queijos, presuntos, coalhadas, cereais, manteiga e geleias além de diversos tipos de pães, café, leite, chá e suco.
         O restaurante era todo envidraçado e como havia muitos fumantes no local uma cortina de fumaça se formava no ambiente impedindo a visão do lado de fora e exalando um cheiro desagradável. Da mesa, um tanto quanto perplexa e curiosa, fiquei observando as pessoas à nossa volta: eram mulheres exageradamente pintadas para aquela hora da manhã e homens muito gordos carregando pratos superlotados com tudo o que havia para ser servido. A maioria fumava desesperadamente naquela hora da manhã. Bizarro...


 vendedores de chá

Terminamos nosso café e ficamos aguardando nossa guia Sofia para o primeiro passeio pela cidade. Conhecemos a famosa mesquita do Sultão Ahmet ou Mesquita Azul como é mais conhecida, a Basílica de Santa Sofia, o hipódromo, o obelisco egípcio, a coluna serpentina, a coluna de Constantino e o Palácio de Topkapi. Paramos para almoçar em um restaurante a beira do Bósforo e em seguida fomos conhecer o Mercado Egípcio (das especiarias) e o Grande Bazar. Voltamos para o hotel e saímos novamente para jantar num dos restaurantes da rua Istiklal Caddesi, uma rua só de pedestres que fica perto da praça Taksim. Não demoramos muito porque começou a chover. 



Mesquita Azul



         Construída em estilo clássico otomano no reinado do 14º sultão Ahmet I, entre os anos de 1603 e 1617, é a maior e mais bela mesquita de Istambul. O sultão Ahmet subiu ao trono aos 14 anos e governou com grande aceitação popular. Faleceu poucas semanas depois de inaugurar a mesquita em 1616, onde está enterrado. O mausoléu foi construído mais tarde.
         Foram utilizados 21.043 azulejos em tons de azul vivo (é o que dá o nome a mesquita) e verde na decoração da mesquita. É a única mesquita de Istambul e da Turquia que possui seis (6) minaretes. Os quatro minaretes dos cantos possuem 3 balções cada um e os dois minaretes do pátio possuem somente dois. (Os alto falantes que chamam o povo para rezar 5 vezes ao dia ficam instalados nesses balcões).
        Reza a lenda que o sultão pediu que os minaretes fossem construídos em ouro. Como a palavra ouro (altin em turco) é muito parecida com a palavra seis (alti) o arquiteto teria se confundido e feito construir os 6 minaretes porque achou que seria absurdo construir minaretes de ouro.



       As 260 janelas alinhadas em cinco níveis permitem a entrada da luz deixando a igreja iluminada e destacam o tom azulado dos mosaicos. A cúpula de 23,5m de diâmetro  e  43m de altura está sobre 4 arcos em forma de ogiva. É majestosa. Era desejo do Sultão que a mesquita fosse mais bela e imponente do que a Basílica de Santa Sofia que está em frente.



Uma curiosidade: entre as lâmpadas que iluminam a mesquita, dispostas ao redor de um círculo de metal, e que ficam posicionadas muito baixas, quase a alturas de nossas cabeças, são colocados ovos de avestruz. A guia nos explicou que o objetivo dos ovos é para espantar as aranhas. Os turcos não costumam matar aranhas e o cheiro dos ovos as afastam.



Basílica de Santa Sofia


 imagem da internet


No ano de 360 o imperador Constantino mandou construir uma grande igreja em madeira com o nome de “Megale Ekklesia”. Essa igreja pegou fogo no ano de 404 e ficou completamente destruída. No mesmo lugar foi construída outra igreja ainda maior que foi inaugurada no ano de 416 pelo imperador bizantino Teodosios. Essa igreja foi destruída pelos opositores do imperador no ano de 532 (insurreição de Nika). O imperador Justiniano, que recuperou o trono depois da insurreição de Nika, mandou então construir a igreja de Santa Sofia, uma basílica com três naves e uma cúpula de 55.6m de altura que levou 5 anos e 10 meses para ser concluída. Foram necessários 100.000 operários e 100 capatazes para concluir a obra que foi inaugurada em 26/12/537 (a intenção do imperador era superar a beleza do templo de Salomão em Jerusalém).
         A parte superior da igreja foi destinada exclusivamente às mulheres. Nos jardins vários monumentos construídos em diferentes épocas completam o edifício. No centro do pátio fica a fonte para as abluções (onde os homens lavam os pés, mãos e o rosto antes de iniciarem as orações).


         Santa Sofia é considerada a maior e mais sagrada obra da época Bizantina. Ela foi utilizada como igreja durante 916 anos, desde sua construção no ano de 537 até o dia da conquista de Istambul em 1453. Daí até 1934 (durante 481 anos) foi utilizada como mesquita. Em fevereiro de 1935 foi inaugurada como museu, por ordem de Mustafá Kemal Atatürk, fundador da república Turca, após ter sido restaurada para descobrir os mosaicos bizantinos que ficaram cobertos por uma camada de gesso quando a igreja foi utilizada como mesquita.
         Depois que visitamos a igreja ou museu de Santa Sofia fomos fazer o passeio no Bósforo. Os barcos particulares que iríamos usar cancelaram o passeio por causa do mau tempo, então embarcamos em um barco público.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou