Um giro pela Turquia - Ankara - Memorial de Atatürk



        Fomos de ônibus para Ankara e chegamos por volta das 14h. Fizemos algumas paradas estratégicas pelo caminho para almoçar ou apenas esticar as pernas, sempre em lugares cheios de lojinhas para os turistas se acabarem fazendo compras. 

    
  Ankara é a capital da Turquia, uma cidade moderna, grande e bonita. A periferia, como em qualquer cidade grande, é cheia de favelas, que eles chamam de casas feitas na noite.


 



Nossa primeira parada foi no Mausoléu de Atatürk que é enorme com linhas duras e retas, lembrando as construções fascistas.
        
Assistimos a troca da guarda, caminhamos pelos jardins e conhecemos de perto os carros antigos usados pelo primeiro presidente da Turquia, o oficial Mustafá Kemal Atatürk. 





        Ataturk nasceu em 1881 quando a Turquia ainda era Império Otomano. Tornou-se oficial do exército e liderou o Movimento Nacional Turco que deu origem a Guerra de Independência Turca derrotando as forças enviadas pela Tríplice Entente que era uma aliança militar entre a Reino Unido, a França e a Rússia. 


       O grande estadista revolucionário foi o fundador e também o primeiro presidente da República da Turquia. Sendo um grande admirador do Iluminismo Ataturk, assim que assumiu a presidência do país, deu início a um ambicioso programa de reformas políticas, econômicas e culturais na tentativa de transformar as ruínas do Império Otomano numa nação-Estado democrática e secular.

  
         Conhecemos também o Museu Antropológico da civilização Anatólica (Anatólia é o nome antigo da Turquia Asiática) numa visita meio corrida, mas ainda assim valeu a pena. Depois o motorista nos deixou no hotel Tetra Konur e em seguida saímos para dar uma volta pela cidade e aproveitar o pouco tempo que tínhamos por lá. Andamos pela rua principal, entramos nas lojas, apreciamos as novidades... Retornamos bem tarde para o hotel porque já estava começando a chover.

         Depois de um gostoso banho fomos jantar. A sala estava graciosamente enfeitada para receber nosso grupo. As cadeiras estavam forradas em tecido branco com um enorme laço dourado que fazia o acabamento. A comida estava leve e saborosa.

31/10/03 - Logo depois do café da manhã saímos para Istambul também de ônibus. O dia estava nublado e a neve tinha deixado a paisagem toda branquinha. Não se enxergava um palmo adiante do nariz. A medida que nos aproximávamos da cidade o tempo ia melhorando e até sentimos calor. 




 
Era quase 14h quando fizemos nosso check in no hotel, deixamos tudo no quarto e saímos novamente para explorar a cidade sozinhas. Andamos sem pressa até o Palácio de Dolmabahçe.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou