Um giro pela Turquia - Capadócia - 29/out/2003


Nevou bastante durante a noite e pela manhã, da janela de nosso quarto, vimos a paisagem lá fora toda coberta de branco. Logo depois do café da manhã, muito variado por sinal, saímos para conhecer a região. Ficamos encantadas! Maravilhas muito importantes foram criadas na Capadócia com a colaboração da história, da natureza e do homem.  


A natureza criou naquela região formações geológicas únicas, as chaminés de fada, resultado de fenômenos vulcânicos e da erosão. Criou também belos vales.



O homem, construiu as igrejas rupestres e as ornamentou com belos afrescos representando Jesus Cristo, a Virgem Maria, os Santos e as passagens do Evangelho. As cidades subterrâneas, cuja construção remonta aos anos anteriores a Cristo e que são classificadas como a 8ª maravilha do mundo foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO. Elas são fantásticas.  Elas eram utilizadas como lugares de culto clandestino e também como abrigos.


         Os primeiros cristãos fizeram escavações nas grutas onde construíram pequenas capelas para prestarem cultos a Deus. Os interiores foram pintados com afrescos da época Bizantina. Quando o cristianismo começou a se espalhar os cristãos construíram um grande número de abrigos subterrâneos para se protegerem e também para espalharem sua religião. Em 313 D.C., depois que Constantino autorizou oficialmente a religião católica, as cavernas subterrâneas eram usadas unicamente contra as invasões das tribos árabes e sassiânidas.


         Os Cristãos deram o nome de Göreme ao vale. Göreme significava “tu não podes ver”. São aproximadamente 400 igrejas em Göreme que estão dispersas em vários lugares.


A origem desse vale remonta a milhares de anos da nossa era. As lavas  do vulcão Erciyes cobriram toda a superfície e ele acabou extinto. A região sofreu durante dezenas de anos uma grande erosão eólica e fluvial que arrastou as terras e descobriu o que hoje é denominado de chaminés de fada. As chaminés de fada são montanhas relativamente pequenas, estreitas e pontudas. A rocha de que são feitas é fácil de ser escavada.


         As cidades subterrâneas possuem chaminés de ventilação que atingem 70 a 85 m de profundidade e que descem até a água. Elas possuem até 7 andares para baixo. A temperatura no interior dessas cidades é de 7 a 8 graus, tanto no inverno quanto no verão


Só vendo de perto para compreender a beleza do local. Vale a pena!
         Voltamos à noite para o hotel, jantamos e fomos dormir.
         Não posso esquecer de registrar que no dia 29 de outubro é comemorada a proclamação da República Turca. Uma grande festa aconteceu para festejar os feitos de Atatürk. Toda a cidade está enfeitada. Vimos as comemorações pela televisão.


0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou