Um giro pela Turquia - Istambul - Palácio de Dolmabahçe

PALÁCIO DE DOLMABAHÇE


         O sultão Abdülmecit I, o sultão número 31 do império otomano, que subiu ao trono em 1839, mandou construir o Palácio de Dolmabahçe. Para dar uma aparência mais europeia a construção, que teve início em 1843, a arquitetura imita o estilo dos palácios de Buckingham em Londres e do Louvre de Paris. Os mármores utilizados na obra foram trazidos do mar de Mármara, o alabastro veio do Egito e as colunas são da antiga cidade de Pérgamo. Artistas italianos e franceses decoraram o interior do palácio que é belíssimo e muito luxuoso.


        

      Quatorze toneladas de ouro e quarenta toneladas de prata foram usadas na decoração do interior do palácio. Os móveis são franceses, os jarros de Sevres e a tapeçaria de seda de Lyon, os cristais são de Baccarat e Bohemia e os candelabros da Inglaterra.

         O palácio ocupa uma área de 250.000m2, tem 285 quartos, 43 salas, 6 varandas e 1427 janelas, e tudo em sua arquitetura e decoração obedece a estritos princípios de simetria. Isto significa que tudo o que existe de um lado dos cômodos se repete do outro lado. A decoração interior utiliza 186 relógios, 280 vasos de porcelana, 58 candelabros, as lareiras de Limoges e tapetes imensos.

         A primeira parada da visita guiada é na sala de audiências. Os candelabros são de marfim e o corrimão das escadarias são de cristal. São lindos! A Grande Sala, ou sala de cerimônias mede 40m x 45m. No meio da cúpula de 36m de altura está colocado um lustre de cristal pesando 4.5toneladas, presente da rainha Vitória II da Inglaterra.

         O palácio é liindoo demais!!!! Os jardins também são lindos!


 


        Voltamos para o hotel para nos prepararmos para o jantar e também para assistir o Show da Sultana. Foi muito interessante! A Maria Luisa subiu no palco e fez o papel de mãe da sultana. Foi muito engraçado. Até samba ela dançou no final do show.



01/11/03 (sábado) - Acordamos só na hora que o sono acabou e isso já era mais ou menos umas 8:30h da manhã. Tomamos um bom café e caímos no mundo...

         Para começar, pegamos o ônibus nº 61B e fomos até o Grande Mercado. Nos perdemos em meio aquele monte de lojinhas cheias de tudo o que se pode imaginar... Eram bijuterias, jóias, semi-jóias, roupas de couro, bolsas, um monte de coisas. Pechinchamos bastante até decidirmos comprar o colar da Cris. Espero que ela goste... A Maria Luiza comprou um casaco de couro e duas jaquetas para as filhas além de várias outras lembrancinha. Acho que fizemos boas compras. 

 cadeira de sapateiro

         Ficamos lá até o meio da tarde e voltamos para o hotel cheias de pacotes. Saímos novamente e paramos num charmoso restaurante onde almoçamos. Tomamos uma sopa de entrada e comemos uma pasta muito saborosa. A noite caiu e fomos caminhar pela rua dos pedestres. Entramos em várias ruas laterais, vimos muitas coisas sendo vendidas nas lojas e nas ruas. Passamos por um mercado cheio de frutos secos, peixes, frutas etc. Paramos numa feirinha para fazer umas comprinhas e continuamos andando até cansarmos. Voltamos bem tarde para o hotel e fomos dormir porque no dia seguinte sairíamos para o aeroporto às 4h da manhã.



02/11/03 (domingo)
         Fim da nossa viagem, embarcamos para Milão às 6h da manhã. O aeroporto de Milão estava lotado e custamos e passar pela imigração para embarcarmos para São Paulo onde chegamos a noite. Em Brasília só conseguimos chegar às 11:40h. 
Balanço final: viagem recomendada. Vale a pena cada minuto do passeio.

0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou