Dor neuropática e uma gripe que se anuncia

         Quando o médico é bom o correto é divulgar.
     Depois que fiz quimioterapia na última quinta-feira fiquei muito debilitada e cheguei toda estragada no consultório da Dra. Alexandra. Ela me recebeu com carinho e atenção e foi muito cautelosa com o diagnóstico e a escolha da medicação que poderia resolver os problemas causados pelos efeitos colaterais dos quimioterápicos que uso há tantos anos. 
        Depois que recomecei a fazer quimioterapia há mais de oito anos, por causa das metástases de um câncer primário de mama, já usei muitas medicações, cada uma com diferentes efeitos colaterais. Um dos efeitos colaterais que me acometeu logo no início do tratamento foi neuropatia. Fiquei com as mãos e pés bem estragados por causa desse efeito colateral, mas agora só a ponta dos dedos das mãos continuam incomodando. No geral recuperei todas as funções da minha mão e não sinto mais dor nem incômodo algum. Nos pés o que ainda incomoda é a sensação de que tenho um toco preso na planta dos pés, mas pelo menos não sinto dor, o que já é um grande negócio.
      De algum tempo para cá tenho sentido uma coceira que evolui para uma ardência nas costas e depois vira uma dor infame que me impede caminhar, por menor que seja o percurso. Não tenho nenhuma lesão no local, mas a coceira incomoda bastante e deixa o local dolorido. Eu já tinha procurado uma dermatologista que não viu nada errado com minhas costas e a coceira, a ardência e a dor continuaram no mesmo lugar.
     Semana passada fui consultar a Dra. Alexandra Gervazoni exatamente por causa desta dor nas costas, pois vou passar uma curta semaninha em Curitiba e meu prazer que é caminhar pode ficar prejudicado por causa da dor. Conversamos sobre como a dor se comporta e ela concluiu que esta dor pode estar relacionada com a neuropatia que me acometeu lá atrás, no início do tratamento.
     A Dra. Alexandra até sugeriu que eu fizesse um exame para confirmar a neuropatia, mas com as festas de final de ano achei melhor adiar o exame para o início do próximo ano. De qualquer forma ela prescreveu gabapentina 300mg e com apenas uma semana de uso da medicação percebi que a coceira infame que eu sentia na palma das mãos e dos pés diminuíram e a dor nas costas cedeu um pouco. Só não posso garantir que a dor está realmente melhor porque fiz o zometa junto com a quimio e esta medicação provoca dor no corpo inteiro. Aí, uma dor mistura com a outra e dói tudo, dói cada pedacinho do corpo.
     Ontem voltei ao consultório e reclamei de coriza e tosse. Não posso gripar porque minha imunidade está muito baixa e uma simples gripe pode até ser fatal para mim. Viajar então... nesta situação é um luxo que não posso ter.
     Novamente a Dra. Alexandra avaliou a situação e prescreveu nimesulid por três dias e xarope de loratadina por cinco dias. A tosse cedeu como por encanto e consegui dormir muito bem. Um luxo. Acordei me sentindo muito melhor e agradecida a Deus por ter colocado uma médica tão comprometida com seus pacientes em meu caminho. Tenho certeza de que estarei em forma até sexta-feira, prazo que ela prometeu que eu ficaria bem, caso contrário eu terei que fazer alguns exames e procurar um hospital. 
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou