Um giro pela Turquia - Palácio de Topkapi




         O Palácio de Topkapi foi a sede administrativa do império Otomano, um dos três maiores impérios do mundo. Possuindo uma das mais ricas coleções do mundo, é o lugar histórico mais importante de Istambul. Em seus arquivos estão documentadas umas 65.000 peças, mas somente 10% da coleção está exposta. 



          A visita a essa coleção é imperdível. Aliás, é a melhor parte da visita ao palácio.
         O tesouro está distribuido em 4 salas. Em cada uma delas se destaca um trono. A primeira exibe um trono de ébano e nácar do sultão Murat IV, armas e punhais, candelabros de ouro, narguiles etc.
         A 2ª é a sala das esmeraldas. No centro está o trono de Ahmet I e o famoso punhal que pertenceu a Mahmut I, com duas esmeraldas enormes entre outros objetos.
         Na 3ª sala fica o famoso diamante de Kasikci que pesa 86 quilates, está talhado em 58 faces e rodeado de outros 49 brilhantes menores. Vemos também os candelabros de ouro da segunda metade do séc. XIX, que pesam 48 kg e possuem 6.666 diamantes engastados.
         Finalmente, na sala nº 4 podemos ver o trono de Nadir Sha, de forma oval que é coberto de esmalte verde e vermelho e com incrustações de 25.000 rubis e pérolas.
Umas 5.000 pessoas viviam no palácio de Topkapi, entre os membros do palácio, altos diretores, servidores e soldados, e a cada dia outras 5.000 pessoas vinham visitar o palácio. 
 caminho que leva às cozinhas

Para alimentar todas estas pessoas vocês podem imaginar o tamanho da cozinha que chegou a ter mais de 1.200 empregados (equivalente a 25% do total dos empregados do palácio). O complexo das cozinhas possui 3 seções diferentes: a pastelaria, lugar para o sultão e para o pessoal. Havia também dormitórios para os cozinheiros e empregados, mesquita, despensa e banho turco. Nas cozinhas eram preparadas diariamente comidas para 20.000 pessoas. Dá para imaginar o que é isto!!!????

Na cozinha é possível ver 3.000 peças da coleção de 12.000 porcelanas. É a terceira do mundo em importância depois das cerâmicas de Pequim e Dresde, na Alemanha. Tivemos oportunidade de ver as magníficas peças das dinastias Tang (séc. VII-IX), Ming, (séc. XIV-XVII), porcelanas japonesas e européias fabricadas em Sevres, Vincen, Berlim etc.


Na cozinha vimos 3.000 peças da coleção de 12.000 porcelanas. É a terceira do mundo em importância depois das cerâmicas de Pequim e Dresden, na Alemanha. Tivemos também a oportunidade de ver as magníficas peças das dinastias Tang (séc. VII-IX), Ming, (séc. XIV-XVII), porcelanas japonesas e européias fabricadas em Sevres, Vincen, Berlim etc.

Um giro pela Turquia - tour em Istambul



Hipódromo 



     Alguns fragmentos da estrutura original é tudo o que resta da antiga praça do Hipódromo, centro esportivo e social de Constantinopla.
        Atualmente o antigo Hipódromo é conhecido como praça do Sultão Ahmet. Os monumentos que estão nessa praça são os mais importantes e antigos de Istambul. 
    Durante a época bizantina o hipódromo era usado para provas de atletismo e também era o lugar onde as pessoas podiam expressar sem medo o descontentamento popular. Várias rebeliões sangrentas da história tiveram lugar ali. O hipódromo foi o  cenário de todos os grandes eventos da história 



Obelisco Egípcio


É o monumento mais antigo do hipódromo e data do século XV  a.C., contando hoje com uns 3.500 anos.  
Foi construído pelo faraó Tutmoises III para comemorar sua vitória na Mesapotâmia, e transportado do Egito, do templo de Amon de Karnak em Luxor. 
É todo feito em granito rosa e pesa aproximadamente 300 toneladas. Para facilitar seu transporte tiveram que cortar uns 40% de seu tamanho na parte inferior. Seu tamanho original era de 32.5m. O obelisco está montado sobre 4 cubos de bronze (foto acima) que ficam sobre uma base de mármore de 6m de altura.



Coluna Serpentina

imagem da internet

É o segundo monumento mais antigo do hipódromo. No ano de 479 a.C. foi transportado por Constantino, o Grande, do templo de Apolo em Delfos, Grécia. O monumento simboliza a vitória dos gregos contra os persas em Platea. Originalmente era uma espiral de três serpentes entrelaçadas. As cabeças desapareceram durantes muitos anos. Uma delas foi recuperada em 1847 e está exposta no museu arqueológico de Istambul e a outra no Museu Britânico, em Londres.

  Coluna de Constantino

imagem da internet

Foi construída pelo imperador Constantino VII no ano 330 para comemorar a declaração de Bizâncio como nova capital do Império Romano.  Depois de um grande incêndio a coluna adquiriu marcas negras de fogo e passou a ser denominada "coluna queimada".