Sexto ciclo do novo protocolo

     Hoje seria o sexto ciclo de quimioterapia com a dexorrubicina, mas minha mão esquerda começou a escurecer e incomodar bastante no meio da semana passada e a direita também está dolorida então falei com a Dra. Ana Carolina que eu estava preocupada com a químio de hoje porque não estou nem um pouco disposta a enfrentar todos os problemas da síndrome pés e mãos que já começou a dar o ar de sua graça.
     A Dra. Ana e o Dr. Fernando acharam melhor suspender a dexo, então hoje fiz apenas o Herceptin e o Perjeta, além do prolia. Achei melhor assim pois estava bastante apreensiva com a expectativa de ver minha mão inchar e piorar novamente. Só quem já passou por isto sabe o quanto a síndrome pés e mãos é complicada e dolorida. 
     Dormi profundamente no período da tarde porque eu estava muito cansada e com o corpo dolorido mas acordei me sentindo melhor. Minhas mãos estão incomodando um pouco quando tento fecha-las, mas como não fiz a dexo acredito que nos próximos dias elas começarão a melhorar. As unhas dos pés também estão incomodando, mesmo eu cuidando delas com uma boa podóloga. Consequências de tantos remédios cheios de efeitos colaterais.
     Sonho com uma boa pausa no tratamento acompanhada de uma viagem por lugares cheios de natureza exuberante. Assim que der farei mais uma pausa para viajar, é meu melhor elixir de boa saúde.
     

A síndrome "pés e mãos" deu as caras novamente

     Depois de fazer dois ciclos de quimioterapia com dose reduzida, para evitar o efeito colateral da "síndrome pés e mãos", uma semana antes de fazer o terceiro ciclo eis que a bendita síndrome dá as caras novamente. No início desta semana a junta dos meus dedos começaram a ficar escuras e na noite da terça-feira os dedos já estavam doendo e a mão amanheceu inchada e muito vermelha.
     Já sabendo do que se tratava comecei com a prednisona antes mesmo de ligar para meu médico marcando consulta. Hoje fui atendida pelo Dr. Fernando que confirmou a síndrome e disse para eu continuar usando o remédio oral por cinco dias e também a pomada de betametasona. Ele também achou melhor adiar o terceiro ciclo até o dia 21, assim ficarei mais duas semanas de folga. Ele acha que vale a pena insistir na medicação porque está funcionando no controle do câncer, apesar dos efeitos colaterais indesejados.
     Não me agrada muito correr o risco de ver minha mão ficar inchada e doendo prá caramba, mas vou fazer mais um ciclo. Depois disto ele vai retirar esta químio que provoca o problema e manter apenas o Perjeta e o Herceptim. Será um alívio ficar livre desta químio pesada.
     Em outubro farei novo PET para ver como meu corpo está respondendo ao tratamento. Até lá espero estar muito bem. Prefiro ser otimista.