Gripe, sinusite e outros ites

     Há mais ou menos quatro semanas peguei uma gripe muito forte e precisei até fazer uso de antibiótico por 7 dias, e na semana passada voltei a ficar gripada e a gripe, ao invés de melhorar, estava bem pior ontem então acabei precisando ir até o pronto socorro porque eu não estava me sentindo nada bem e a Dra. Ana Carolina recomendou.
      Para minha surpresa a triagem aconteceu em tempo record no Pronto Socorro do Hospital Brasília e assim que fui colocada no box 1 fui atendida prontamente pela médica plantonista. Ponto para o hospital e para a atenciosa médica que me examinou. Ela disse que meu pulmão não parecia muito bem porque sibilava e como eu estava muito congestionada achou melhor que eu fizesse uma nebulização antes de ser levada para uma tomografia de face e tórax. Também precisei entrar no soro e tomar cortisona para melhorar os sintomas.
      Conseguir puncionar uma veia em mim já é difícil e ontem foi preciso puncionar tanto uma veia como uma artéria para fazer um tipo específico de exame de sangue. A enfermeira que tentou puncionar a artéria chegou confiante, me espetou toda e nada de sangue. Ela desistiu e saiu desapontada para chamar uma colega. A técnica de enfermagem, já aflita com a situação, me perguntou se ela poderia tentar puncionar a artéria. Topei no ato porque percebi que ela daria conta e não deu outra, ela acertou de primeira. Ufa!
      Quando o exame de sangue ficou pronto o resultado não era muito bom, restava aguardar o resultado das tomografias. Já passava das 19 h quando minha irmã foi buscar o laudo das tomografias que também não eram nem um pouco animadores. Eu estava com uma sinusite que tomava todo o seio da face e o pulmão também estava comprometido. Resultado: precisei insistir para ter alta na mesma noite. Só concordaram em me liberar porque eu tinha consulta marcada para hoje com a Dra. Ana Carolina, minha outra oncologista.
      A Dra. Ana Carolina me tranquilizou dizendo que os resultados dos exames não estavam tão ruins como pareciam. No meu caso, que faço quimioterapia há muitos anos, é preciso olhar com um pouco mais de atenção os resultados dos exames de sangue. De qualquer forma vou precisar usar  o antibiótico novamox por duas semanas e prednisona por 5 dias para combater a sinusite e o problema pulmonar.
      Acho que agora que parei de fazer a quimioterapia mais pesada e só estou fazendo o herceptin e o perjeta, além do prolia, vou ficar melhor. Os hormônios da tireóide também não estão equilibrados e estou novamente com um severo hipertiroidismo. Meu TSH está em 0,25. Ontem minha endocrinologista ajustou novamente a dose do syntroid para 88. Daqui a alguns dias estarei me sentindo melhor com isto também.
     Agora é ter mais um pouco de paciência e aguardar alguns dias para me sentir em forma novamente.
      

Mais um ciclo do Herceptin e Perjeta

     Hoje fiz mais um ciclo do protocolo de quimioterapia usando apenas o herceptin e o perjeta. Farei mais um ciclo em setembro, antes de fazer um novo PET, para que o Dr. Fernando possa decidir como ficará o tratamento dali para a frente.
     Minha esperança é que a doença tenha regredido o bastante para que eu possa continuar usando apenas o herceptin e o perjeta sem um quimioterápico agressivo associado. Vamos ver, mas a esperança é a última que morre e estou contando com uma melhora em minha saúde.
     Os hormônios da tireóide ainda não estão estabilizados e amanhã farei um novo exame de sangue para ver como está o TSH, o T3 e o T4 para poder reajustar a dose da medicação. Sei que as taxas não estão normais porque não estou me sentindo muito bem. Ando muito mole, sem energia e muito magra, além de outros sintomas como zonzeira. fraqueza e outras mazelas.
     Agora que parei de usar o quimioterápico pesado espero que minhas taxas hormonais fiquem estabilizadas. É muito chato ficar se sentindo fraca  e sem energia o tempo todo. Espero também que minhas mãos melhorem, pois com a pele muito fina ela corta muito facilmente. Basta esbarrar com um pouco mais de força em qualquer superfície que corto os dedos. Além disto a sensação de dormência é muito ruim e não sentir a ponta dos dedos faz com que eu deixe cair com muita facilidade as coisas que tento segurar. Parece bobo mas é bem chato. Toda hora alguma coisa cai da minha mão. Meus pés também estão sofrendo. A sensação que tenho é que existe uma pedra pregada na sola do meu pé, bem na curvatura. Além disto as unhas do pé encravam com muita facilidade, apesar do cuidado. Tenho dado muito trabalho para minha podóloga. Ainda bem que a Inês é ótima.
     Esta semana também farei outra consulta com minha cardiologista porque é preciso monitorar o coração por causa do herceptin que é cardiotóxico. É sempre assim: o remédio, por melhor e mais eficiente que seja, sempre traz um efeito colateral (cura o câncer, mas pode matar do coração... Dorme com um barulho deste...) Mas, quem está na chuva é para se molhar. E vamos que vamos.