Um Giro por João Pessoa - Visitando Areia e Campina Grande

  No domingo, dia 15, fomos passear pelo interior da Paraíba. No caminho, passando por municípios pobres, ficamos impressionados com a sujeira jogada nos pequenos barrancos na beira da estrada. As comunidades jogam todo tipo de lixo: é papel, sacos plástico, restos de toda natureza. Vi até um vaso sanitário jogado ao largo da rodovia. Ficamos imaginando aquilo tudo entupindo bueiros e provocando alagamentos na época das chuvas. Nós, o povo, somos responsáveis por esse tipo de crime contra a natureza.  Haveremos  de pagar o preço... Infelizmente.





         Continuando a viagem de carro, passamos por Alagoa Grande, cidade natal de Jackson do Pandeiro, cantor e compositor de forró, samba, baião, xote, xaxado, coco etc. Detalhes: o rei do ritmo faleceu em Brasília. Sabe-se que, passando pelo Aeroporto de Brasília, e acometido de mal súbito, foi socorrido no Hospital Santa Lúcia onde veio a falecer. Em homenagem ao famoso cantor, o portal da cidade de Alagoa Grande é um enorme pandeiro.


      De lá, seguimos em direção a Areia, cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, principal município do Brejo Paraibano, localizado na serra da Borborema. O clima na região é ameno, o que motiva a frequência de turistas, especialmente  durante  o Circuito do Frio, época em que uma leve neblina cobre a região, e que se dá  nos  meses  de  julho  e agosto.



A Paraíba é berço de várias figuras ilustres e foi em Areia que nasceu Pedro Américo, pintor da obra "O Grito do Ipiranga", cujo quadro está em exposição no Museu do Ipiranga, em São Paulo. Em Areia também nasceu José Américo de Almeida, ex governador da Paraíba, romancista, ensaista, poeta, cronista, cuja obra mais conhecida chama-se "A Bagaceira". Ele foi o quinto ocupante da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras, em 1966.


A cidade de Areia tem hoje aproximadamente 26 mil habitantes. Ela possui um bem conservado casario do Século XIX, entre eles a Igreja do Rosário e o Teatro Minerva, com capacidade para 250 pessoas e acústica excelente, construído em estilo barroco e inaugurado em 1859 objetivando a arrecadação de fundos para a libertação de escravos. O teatro é a primeira casa de espetáculo da Paraíba e foi construído 50 anos antes que o teatro da capital. O povoado de Areia foi transformado em Vila no ano de 1818, e em cidade no ano de 1846. Era o maior município da região e foi a principal civilização do Alto Brejo Paraibano no Século XIX.  Foi considerada a "terra da Cultura".

O jegue perdeu seu posto para as motos

Areia fica no topo da serra e por isto tem um clima ameno durante todo o ano, com temperaturas frias no inverno. A beleza natural do município se deve as suas serras, aos vales, fontes de água e ainda aos trechos remanescentes de floresta atlântica que guarda uma importante biodiversidade. A cidade atrai muitos turistas porque oferece diversas atrações culturais na música, na pintura e nas artes em geral. O Bregareia, Festival Brasileiro da Cachaça e Rapadura, por exemplo, é evento  que atrai turistas principalmente dos estados vizinhos - Rio Grande do Norte e Pernambuco.




Saímos de areia em direção a Campina Grande, a maior cidade no interior da Paraíba, com aproximadamente 450 mil habitantes, localizada entre as Serras do Compartimento da Borborema. É lá que acontece o maior São João do mundo, realizado durante 30 dias, de junho a julho, atraindo turistas do Brasil e do mundo. Passeamos pela cidade e depois do almoço retornamos para João Pessoa, que fica distante pouco mais de uma hora de viagem, em pista dupla de excelente qualidade.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou