A síndrome pés e mãos tornou a se manifestar

     Na última quinta-feira fui fazer mais um ciclo de quimioterapia, mas como minha mão já apresentava sinais da síndrome pés e mãos, em nível II, a médica suspendeu a doxo e fiz apenas o herceptin, o perjeta e o prolia. 
      Os nós dos dedos das mãos já estão bem escuros e entre os dedos também, e a palma está vermelha e muito sensível, além de um pouco inchada. O punho também está escuro. Esta síndrome é bastante dolorosa e não existe nenhum remédio eficaz para acabar com ela. Das outras vezes precisei tomar antibiótico por causa da inflamação e agora que sei como funciona não quero deixar chegar neste ponto.
       É difícil fechar os dedos quando toda a mão começa a ficar inchada e como a pele fica muito fina é fácil se cortar. A pele em volta das unhas também começa a levantar e romper deixando os dedos bastante doloridos. 
    Este é um dos efeitos colaterais da doxo, e mesmo o médico tendo reduzido a dose do quimioterápico estou sentindo novamente o problema. Meus pés também ficam muito sensíveis e doloridos. Uso meias para amaciar a pisada, mas preciso usar o lado direito para dentro porque até a trama da meia de algodão machuca a sola dos meus pés. 
    Vou me adaptando da melhor forma possível, mas depois de tanto tempo enfrentando um problema depois do outro a gente acaba ficando cansada e de saco bem cheio de tudo. Manter o bom humor é tarefa árdua, mas continuo tentando.
     Minha voz continua rouca e baixa. Não a reconheço mais, e ela soa muito irritante para os meus ouvidos. O problema com a comida entalando até melhorou um pouco depois que passei a usar uma nova medicação que o gastro prescreveu, porém continuo engasgando muito, principalmente com saliva. Tenho que beber líquidos com cuidado, mas de vez em qualquer acabo engasgando e tossindo muito.
     Rir também continua sendo outro problema, pois sempre que tento dar risada, coisa que adoro fazer, começo a tossir sem parar. Pode? Será que a doença vai me tirar até o prazer de dar gostosas gargalhadas? Espero que não.
2 Responses
  1. Anônimo Says:

    Oi Lou
    Como te entendo...... Lutar com um leão por dia as vezes cansa muito e aí vem o desanimo, por outro lado, ver o leão não se dar bem sempre é MUITO BOM!
    Tv o difícil esteja sendo os efeitos colaterais dessa medicação. Tem que continuar a tomá-la mesmo? Por mais que façamos curso rápido de oncologia , pouco entendemos.
    Quanto ao sorriso brigue por ele. Confio que voce vai descobrir uma forma de conciliá-lo com a tosse. Somos seres adaptáveis.
    Do resto, esse é o nosso caminho, afinal somos guerreiras.
    Muitos beijos Bia


  2. Lou Says:

    Pois é Bia, meu médico insiste com a doxo, mesmo com todos estes efeitos colaterais. Não sei até que ponto vale a pena, mas quero falar sobre o assunto numa próxima consulta.
    Continuo insistindo com a vida.
    Obrigada pela força.
    bjs


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou