Um giro em Santa Catarina - Blumenau

     O Sr. Mário nos pegou no hotel pela manhã para fazermos um city tour. Sendo Blumenau uma  cidade com forte influência alemã nosso tour tinha que começar pelo Museu da Cerveja. A visita inicia com um filme para mostrar ao turista a história da cerveja, como é produzida e coisa e tal. Uma das marcas artesanais mais consumidas no país é a Eisenbahn, produzida em Blumenau.









     Em seguida visitamos uma fábrica de cristais. Lá assistimos um jovem artesão produzir um delicado peixinho de cristal colorido. No final da apresentação ele rasgou um pedaço de papel que pegou fogo tão logo tocou na peça recém saída do forno. Era para demonstrar o intenso calor da peça que sai do forno (em torno de 1000º).  Ele explicou que toda peça que sai do forno precisa ficar guardada numa estufa para ir esfriando aos poucos porque se ficar exposta a baixa temperatura, em poucos minutos explode em pedaços. 
     Perguntei se o número de acidentes no trabalho era alto e ele riu ao explicar que todos sabem o quanto é dolorido esbarrar numa peça saída do forno então é muito raro alguém se machucar, apesar do intenso vai e vem dos funcionários produzindo peças o tempo todo.
     Vendo de perto o trabalho artesanal para a confecção do cristal, dá para entender porque custam tão caros. Além do material, cada peça é produzida individualmente por um cuidadoso artesão que fica exposto a altíssimas temperaturas o tempo todo. É um trabalho árduo, apesar de muito delicado. Tem o seu valor, não há dúvidas.










     Como o foco do nosso passeio não era compras, passamos rapidamente pelas fábricas de malhas e de lá fomos conhecer a Vila Germânica, onde passamos algum tempo caminhando, entrando nas lojinhas e conhecendo um pouco do artesanato local. De lá seguimos direto para a rua XV de Novembro. Paramos para almoçar e depois seguimos sozinhas pelos pontos turísticos no centro da cidade.



     Vimos a prefeitura, o teatro Carlos Gomes, a Catedral de São Paulo apóstolo e outros pontos turísticos no centro da cidade. Voltamos mais tarde caminhando para o hotel que não ficava muito longe da rua XV de Novembro. 
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou