Um giro em Santa Catarina - Conhecendo Pomerode

     Michel foi nos pegar cedo no Hotel Monthez para nos levar para Blumenau, mas antes decidimos passar por Gaspar e Pomerode, encantadoras cidades catarinenses.

    Em Pomerode começamos nosso passeio pelo zoológico. Um grupo de crianças alegres e barulhentas, visivelmente ansiosas e curiosas, acompanhadas de suas professoras, aguardavam numa longa fila, na porta de entrada. Elas tagarelavam e não paravam um minuto quietas.


     Finalmente entramos no zoológico, o maior de Santa Catarina, muito limpo e bem cuidado. O zoológico é de iniciativa privada e teve início em 1932 para abrigar os animais de estimação de um empreendedor local. A iniciativa atraiu animais nativos da região que chegavam em busca de alimentos e assim nasceu a idéia de criar o zoológico.


    Os espaços que abrigam os animais são amplos e bem planejados. Tudo muito organizado e limpo, mais limpo do que a quadra onde moro em Brasília. São aproximadamente 1.400 animais de 300 espécies, entre leões, elefantes, muitas aves e alguns répteis. Os flamingos enfeitam o espaço com sua cor característica. Interessante notar que espelhos estrategicamente colocados ampliam a impressão de mais aves no espaço, tudo para acalmar o bando. Bem engenhoso.



    Passamos uma agradável manhã caminhando entre as jaulas, fotografando e observando tudo com cuidado. Valeu a visita mas a fome já indicava que era hora de parar para almoçar.

     Depois do almoço fomos conhecer a cidade e fizemos a rota enxaimel para vermos de perto as casinhas típicas alemãs com seus jardins bem cuidados. É impressionante saber que são construções do período da imigração e estão em perfeito estado de conservação. O roteiro é de aproximadamente 16 km. Uma beleza bucólica de encher os olhos.

     Rodamos sem pressa de chegar em Blumenau. O Michel também apreciava aquele tipo de passeio e curtia conosco todo aquele visual rural e bem cuidado. Paramos para fotografar várias vezes e não cansávamos de apreciar toda aquela beleza rústica.
      Chegamos no final da tarde em Blumenau e nos despedimos do Michel. Ele foi um motorista perfeito, muito educado e prestativo. Um achado para os dias de hoje.
     Resolvemos descansar e deixar para o dia seguinte o passeio pela cidade. Afinal ainda teríamos mais dois dias pela frente.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou