Um Giro pela Bretanha - Chartres (12 out 2017)

      A Bárbara e o Henrique saíram cedo para a Gare du Nord para retirar o carro que havíamos alugado para viajar pela Bretanha. O trânsito intenso naquela hora da manhã atrasou muito a chegada deles de volta ao hotel, mas finalmente conseguimos sair em direção a Chartres, que fica no caminho entre Paris e Dinard, nosso destino final. 
      Sair de Paris não é uma tarefa fácil por causa do trânsito, mas assim que pegamos a auto estrada foi uma beleza e o carro parecia deslizar num tapete macio e sem saliências. A bruma encobria um pouco da paisagem, atrapalhando a vista.
      Chartres fica a pouco menos de 100 km de Paris. Chegamos lá no horário do almoço então, antes de qualquer passeio, decidimos almoçar. Depois do delicioso almoço fomos caminhando até a catedral gótica, construída na Idade Média. Aquela obra durou muitos anos: iniciou no ano de 1020 e só foi concluída em 1064. Devastada por um incêndio, que por milagre não destruiu seus famosos vitrais, foi reconstruída entre 1193 e 1250.
      A catedral de Chartres é famosa por seus fantásticos vitrais que ocupam uma área de quase 3000m² com ilustração de várias passagens bíblicas. São mais de 150 vitrais enormes, numa tonalidade azul tão peculiar que é conhecida como "bleu de Chartres".
       As esculturas em pedra no interior da catedral são lindas! A altura do teto da nave central impressiona, mas a visão dos vitrais iluminados pela luz do sol é de tirar o fôlego.
      Além dos famosos vitrais a Catedral de Chartres tem o maior labirinto da França. No centro do labirinto uma placa descreve a batalha de Teseu e o Minotauro, um mito do Palácio de Knossos, na Grécia, e seu labirinto.
      Sentei numa das cadeiras que ficava próxima do altar para fazer uma oração agradecendo a Deus a oportunidade de ver de perto tamanha maravilha. Fiquei ali algum tempo imaginando o povo simples e ignorante da idade média diante da imponência e beleza daquela construção que, sem dúvida, os deixava intimidados, quase amedrontados. Olhei para a rosácea que tem no centro a figura de Maria com o Menino Jesus e tentei sentir o que os peregrinos sentiam ao ver aquela imagem. Se hoje, século 21, a catedral impressiona, posso imaginar como o povo da idade média se sentia naquele ambiente religioso intimidador...
      A Catedral de Chartres é área de peregrinação e faz parte do Caminho de Santiago de Compostela. Nas ruas vimos algumas placas indicativas do caminho de Santiago.
      Seguimos viagem para Dinard onde chegamos ao anoitecer, por volta das 19h. Já estava escuro, e nós estávamos cansados da viagem. Nosso apartamento, de frente para o mar, era grande e espaçoso. A sala enorme, uma varanda que ocupava toda a extensão da sala e dos quartos ficava bem em frente ao Canal da Mancha e, lá no fundo, delineava a pequena cidade murada de Saint Malo, destacando a pontiaguda torre de sua igreja.
      Deixamos a bagagem no apartamento e saímos para comer no único restaurante aberto, que ficava bem próximo do hotel. Depois demos uma volta no calçadão da praia. Eu e Helena pudemos matar as saudades daquele lugar que nos conquistou anos atrás e retornamos para casa. Acho que eu já estava dormindo quando minha cabeça tocou o travesseiro. Dormi direto até por volta das 3 horas da manhã e quando acordei vi que a maré, que já tinha subido mais e 10 metros, estava começando a recuar. O murmúrio das ondas quebrando na praia convidavam a oração. Foi o que fiz.
     A dor no peito, na altura do esterno e em volta da garganta estava mais forte. Fiquei apreensiva... A ideia da progressão da doença me assusta nestas horas. Aproveitei meu momento de oração para pedir por um milagre que me livre das dores e da doença que a medicina não é mais capaz de controlar. Quem sabe, já que estou em terras celtas, cheias de lendas e magias, o Mago Merlin possa fazer sua mágica...
6 Responses
  1. Unknown Says:

    A vista para Saint Malo era bem legal mesmo. Já estou com saudades dessa viagem! Incrível!!!! E depois de nossa visita ao Merlin, não tenho dúvidas que teremos boas notícias em breve!


  2. Lou Says:

    Achava bom demais acordar pela manhã no apartamento e ver a silhueta de Saint Malo distante, a maré alta e as ondas quebrando em cima do calçadão. Aquela vista me encanta.


  3. Anônimo Says:

    Vai fazer sim!


  4. Lou Says:

    Amém. Que eu seja merecedora de um milagre.
    Abraço carinhoso Anônimo


  5. Anônimo Says:

    O anônimo sou eu,
    Esqueci de assinar kkkkkk
    Beijos Bia


  6. Lou Says:

    Bem que desconfiei...
    Beijos carinhosos Bia


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou