Um giro pela Bretanha - Dinard (19 out 2017)

      Bárbara e Henrique seguiram viagem para Londres ontem. Não foi fácil despedir-me. Foram dias incríveis com minha filha, passeando por essas terras celtas cheias de histórias, de mitos e lendas... terra do Rei Arthur, de Merlin e Morgana. Terra dos menires, cheios de mistérios... Terra das grandes marés e de enormes falésias. Terra de um povo místico, de crenças em sortilégios e magias, bruxarias...
      Houve um entardecer em que o céu na Bretanha ficou cor de laranja, bem acobreado. Uma cor linda! Aquele céu diferente, e que tanto nos encantou, deixou alguns bretões apavorados. Eles pensaram que fosse um sinal do final dos tempos. Na realidade aquele belo céu alaranjado ao por do sol era apenas consequência de um ciclone que se formara no Atlântico e que, ao se aproximar da costa, levando fumaça das queimadas que aconteciam em Portugal e na Espanha, e areia do deserto do Saara deu aquele tom inusitado ao céu bretão. Uma cor diferente no céu  foi o bastante para atiçar a imaginação de um povo chegado a histórias, mitos e lendas...
     Passamos o dia de ontem descansando da maratona de passeios incríveis. Já não somos mais crianças e o tempo, sem sombra de dúvida, cobra seu preço. Ainda bem que o dia hoje amanheceu lindo e com a maré bem alta, com as ondas golpeando o muro de pedra que cerca a praia d'Ecluse. Gosto de ouvir o murmúrio do mar e o barulho das ondas quebrando na praia.
     Saímos para passear na feira de rua que acontece todas as terças, quintas e sábados na cidade. Lá é possível encontrar de tudo: de flores a roupas, comidas, queijos, geléias, verduras e frutas frescas. Até móveis eu vi. Passeamos pelas barracas observando o vai e vem das pessoas, ouvindo o músico que cantava próximo do carrossel que fazia a alegria de algumas crianças. Sentei num banco observando o movimento e vi muitas velhinhas puxando seus carrinhos cheios de compras. Como tem idosos naquela cidade!
     Antes de voltarmos para o hotel paramos para almoçar. Que comida gostosa! Nos deliciamos com uma outra versão de coquille Saint Jacques. Acho que experimentamos todos os diferentes pratos feitos com a iguaria, que só é encontrada nessa época do ano.
     Fomos para o hotel descansar. O Lionel, nosso amigo bretão, chegou e ficamos papeando um pouco, depois ele saiu com a Helena para dar uma volta pela cidade. Eu e Lia preferimos ficar no hotel descansando. Preferi me poupar para poder passear no dia seguinte. Nosso plano era almoçar em Saint Malo.
1 Response
  1. Unknown Says:

    Temos que voltar, pois não tive tempo de conhecer o mercado! Entre tantas outras coisas dessa região incrível! Foi uma semana mágica!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou