Acessibilidade

Estou sentindo na própria pele as dificuldades que os portadores de necessidades especiais precisam enfrentar em seu dia a dia. Os problemas começam dentro de nossas próprias casas. Elas não são planejadas para o uso de uma cadeira de rodas, por exemplo.
As portas internas da minha casa são todas de 70cm e as portas dos banheiros, pior ainda, pois a medida são de ridículos 60 cm, uma verdadeira porcaria, pois aí é que não cabe mesmo nenhum tipo de cadeira. Minha casa foi reformada há três anos e deveria ter sido sugerido a troca das portas internas por outras maiores, pois esta já deveria ser uma preocupação dos arquitetos e engenheiros. E antes que alguém pergunte,  ambos profissionais foram contratados para fazer o projeto e acompanhar a obra.
Outra coisa que percebi é a dificuldade que a pessoa tem em fazer a cadeira subir um degrau, por menor que ele seja. Da sala para a cozinha por exemplo, a diferença é de no máximo 1cm, mas mesmo assim é difícil. O ideal é que o piso de uma casa seja uniforme, sem ressaltos.
Usar o banheiro é outro problema,  uma novela mexicana, um verdadeiro parto... O vaso é baixo e fica difícil conseguir assentar com a perna engessada e sem poder usar o pé como apoio. Ainda bem que tenho barras de segurança no banheiro da minha mãe, o que ajuda um pouco. Vou mandar colocar barras até no banheiro social, porque numa hora destas elas ajudam muito.
Minha irmã alugou uma cadeira de rodas e achei o aluguel muito caro. Acho que poderia custar um pouco menos ou então a cadeira ser um pouco mais leve e melhor. A que estou usando é pesada e eu tenho dificuldade em manobrá-la. Ela parece viciada e só gosta de andar de ré. Meus braços já estão doloridos das poucas vezes que tentei manobrar a cadeira sozinha. Vou ver se encontro uma cadeira melhor e mais leve.
Meu pé quebrado está doendo. Lidar com dor é muito difícil... tira qualquer um do sério. Como se já não bastasse estar em repouso... Nossa, para mim é um verdadeiro castigo precisar ficar em repouso e dependente. Detesto, mas o que não tem remédio...
1 Response
  1. Anônimo Says:

    ma, as casas e apartamentos deveriam todos ter portas grandes o suficiente p passar cadeiras de rodas. não sabemos qndo vamos precisar de uma coisa dessas e a quebradeira q será p deixar todas as portas aqui de casa grandes vai ser foda... mais obra! aff
    mas vc estará ótima rapidinho!
    Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou