Exames de controle no tratamento do câncer


             Com câncer metastático em estadiamento IV não dá para baixar a guarda. É importante ficar atento ao menor sinal de problema para cuidar antes que seja tarde, afinal ainda pretendo permanecer neste conturbado, mas lindo planeta terra um pouco mais de tempo (na dúvida quanto ao outro lado, prefiro ficar por aqui mesmo...)
            Minha oncologista solicitou vários exames e para minha sorte consegui marcar tudo para ontem e hoje na Clínica Vilas Boas, que tem máquinas de última geração, com excelente qualidade de imagens; mas         por melhor e mais modernas que sejam as máquinas, o paciente oncológico sofre um pouco na hora de fazer os exames: além da angústia pela espera do resultado dos exames, é sempre necessário puncionar uma veia que já está bem maltratadinha com as quimioterapias. As minhas coitadas, parece até que sumiram todas... oooh dificuldade para achar uma que seja boa!  Ontem até que dei sorte, mas hoje esburacaram toda minha mão e braço esquerdo. Ficou tudo cheio de marcas roxas e doloridas.
            Ontem fiz uma cintilografia óssea de corpo inteiro para conferir a quantas andam os ossinhos do meu esqueleto que tem alguns pontos com câncer. Alguém já fez cintilografia óssea? Euzinha aqui sinto a maior agonia ao fazer aquele exame. Quando aquele aparelho vai baixando e se aproximando do meu rosto quase entro em pânico, pois tenho a impressão de que a máquina pode não parar e vai acabar me esmagando... Coisa horrível de se pensar... Olha, se existe vida passada eu devo ter morrido prensada, cruzes...
Aliás, depois de ficar uns vinte minutos deitada numa maca estreitinha e dura, sem poder me mexer e com a coluna doendo horrores, ainda precisei ficar mais de quarenta minutos na mesma posição, mas com os braços esticados para trás da cabeça. Pensem num corpo todo doendo... Os braços e a coluna ardiam. Doía tanto que num instante me vi na câmera de tortura do Museu de Cera da Madame Tousseaud e fiquei pensando: eu aqui fazendo um exame para continuar bem de saúde e estou morrendo de dores, imagine as dores que sentiam as pessoas torturadas na idade média? Nossa! Aquilo deve ter sido horrível. Como o ser humano consegue ser tão cruel.
Quando o exame terminou eu sequer conseguia mexer os braços, eles pareciam pregados atrás da minha cabeça. Precisei de ajuda, e meus braços estavam apenas esticados. Quando o técnico me falou que talvez fosse necessário repetir o exame eu quase tive um treco! Arregalei os olhos e disse: de jeito nenhum. Deus me livre passar por isto novamente. Por hoje chega! E saí correndo da clínica.
Hoje voltei na clínica Vilas Boas para fazer uma ecografia mamária e uma ressonância magnética de torax. Tenho sentido dores e a dra. Luci achou melhor conferir para ter certeza de que o câncer no esterno está sob controle. Hummm, eles disseram que seria fácil puncionar minha veia, pois seria usada uma agulha de bebê, mas não foi bem assim. Picaram primeiro minha mão que ficou roxa e inchada na hora, desistiram e picaram o braço e nada. Garrotearam meu pulso tão forte que parecia que estavam tentando arrancar minha mão na marra, e ainda assim foi difícil pegar uma veia boa para fazer o contraste. Conseguiram uma veia no dedão, lugarzinho dolorido... E agora ainda resta a angústia da espera...

0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou