Efeitos colaterais do faslodex

     Voltei para casa sem fazer o faslodex e desta vez não foi por falta do remédio, mas por causa dos efeitos  colaterais que insistem em perturbar meu corpo. Como se não bastasse a aplicação do faslodex ser bastante dolorida, no meu caso ainda aparecem erupções, coceira, uma dormência que já alcançou a metade da coxa e desde a última aplicação há 28 dias um fibroma do tamanho de uma bola de gude. Ninguém merece uma medicação tão cheia de efeitos colaterais.
     O dr. Fernando Maluf, meu oncologista, suspendeu a aplicação do remédio. É que na próxima segunda-feira vou fazer um novo PET para que ele possa avaliar a eficiência do novo protocolo e então ele irá decidir se eu continuo ou não fazendo o faslodex, mas algo me diz que meu organismo não está gostando muito desta medicação... 
     Fazer o PET é sempre um momento de tensão... o câncer é uma doença cheia de manhãs e costuma fazer um grande estrago em silêncio... Acredito na eficácia da nova medicação, mas só terei certeza mesmo depois do exame. O jeito é esperar um pouco mais. Haja coração...
     A partir de amanhã terei que fazer uma dieta especial para fazer o PET. Só posso comer proteínas e isto inclui carnes, soja, ovos e gorduras, tudo que não aprecio comer, mas que não tem cão... caça como gato. O jeito é comer o que posso, já que não posso comer o que gostaria.

Uma chuva inesperada

     Fui despertada de madrugada, bruscamente, com um forte estalo seguido do clarão de um relâmpago. Sem dúvida um raio caiu bem próximo da minha casa. O ribombar do trovão veio em seguida, acompanhado de uma chuva forte, e bem fora de época para Brasília. Estamos na seca e não é comum chover forte assim. Bom para a natureza e minhas plantinhas estão agradecendo, pois estava muito seco e a terra esturricada pela estiagem.
     Gosto de ouvir o som da chuva caindo e ver a água escorrendo pelo chão e lavando tudo. Assim que amanheceu abri a janela e fiquei por um longo tempo observando a folia dos passarinhos aproveitando a chuvinha, já mais fraca, que caía sem pressa. O joão de barro dava seus três passinhos e uma corridinha  catando bichinhos que se escondiam no gramado. A sabiá tomava banho numa poça d'água que se formou numa depressão do canteiro. A garrincha pulava pelos galhos do manacá florido. A natureza parecia sorrir com a chuva inesperada. Eu também sorria.
     Minha garagem é tão espaçosa, mas o entregador do jornal escolheu jogar o pacote bem no meio do canteiro molhado pela chuva. Mesmo dentro do saco plástico é claro que ficou tudo encharcado. Sujeito mais sem noção... ou terá sido maldade mesmo? A coisa anda tão feia que vemos maldade até onde não existe... coisa mais feia Maria de Lourdes.
     Melhor voltar a escrever sobre a chuva, a natureza, os animais. E falando em animais a gata Mingau ficou amuada quando viu tudo molhado lá fora. Ela ficou olhando da porta, sem se animar a molhar as patinhas no piso encharcado.  É que ela fica esperando eu abrir a porta do jardim para fazer pipi no canteiro de flores. Passado alguns minutos ela se aventurou lá fora mas em seguida voltou correndo para dentro de casa, escorregando no piso liso e encerado. Suas patinhas sujas de terra ficaram marcadas no chão. Agora ela está dormindo bem enroladinha na cadeira quentinha. Deve estar sonhando com suas caçadas pelo quintal.

Pseudoartrose e o próximo PET de controle

     Depois de seis meses da refratura do quinto metatarso do meu pé direito o dr. José França confirmou hoje que o osso continua quebrado do mesmo jeito. Ainda bem que usando o sapato com o solado grosso, conforme orientação dele, estou conseguindo caminhar sem maiores problemas. Conversamos bastante durante a consulta e ele deixou bem claro que posso e devo continuar caminhando, com cuidado, é claro.
      Já estou convencida de que aposentei de vez meus lindos e elegantes sapatos de salto alto mas, dos males o menor... já me dou por satisfeita em poder continuar andando e por ter conseguido aposentar também a cadeira de rodas. Doei todos meus sapatos, era difícil abrir o armário com tantos sapatos elegantes e precisar pegar sempre o mesmo botinão bruto e pesado. O que os olhos não vêem o coração não sente... o ditado vale também para o desapego. Agora só tenho dois pares de sapato: um botinão que mais parece um coturno e um tenis de cano alto e solado grosso. Adeus elegância!
     A pseudoartrose está me ensinando a ter menos pressa. Estou aprendendo a caminhar mais devagar e com um cuidado redobrado porque preciso ver onde piso para não pisar em falso e muito menos torcer o pé. Também estou aprendendo a não dar bola para olhares críticos. Agora já consigo até me divertir com o olhar espantado ou de reprovação para meu botinão que nunca combina com uma roupa mais arrumadinha. Os críticos de plantão devem pensar que sou a criatura mais sem gosto e sem noção que já viram andando por aí...
    Mas mudando de assunto, na próxima segunda-feira, dia 3 de junho, vou fazer outro PET para conferir a eficiência do novo protocolo da quimioterapia que estou fazendo. Dá sempre um friozinho na espinha fazer o PET... nunca dá para ter certeza de como o câncer está se comportando. Acho que está tudo sob controle, mas só o exame vai mostrar se isto é verdade mesmo.  

Mastectomia radical preventiva

     Esta semana muito se falou sobre a decisão da atriz Angelina Jolie em fazer, de maneira preventiva, uma mastectomia radical nas duas mamas.    A notícia mobilizou o noticiário e a opinião pública e, como todo assunto polêmico, deu no que falar.
       Desde que desenvolvi o câncer de mama não consigo evitar pensar neste assunto e sinceramente acho que a atriz tomou a decisão mais sensata quando resolveu fazer a mastectomia para priorizar a vida. Se há quinze anos eu tivesse feito o mesmo eu teria me poupado de muitos sofrimentos e muitas angústias e não estaria hoje enfrentando uma batalha diária contra as metástases que se espalharam pelo meu corpo.
     Muitos médicos dirão que existem outros tratamentos preventivos, mas nenhum deles, excluindo os problemas dos efeitos colaterais, diminuirá tão dramaticamente a possibilidade de desenvolver a doença. Só quem já teve câncer e precisou fazer radioterapia, quimioterapias e cirurgias sabe o quanto é árduo e difícil o caminho a ser percorrido pelo paciente oncológico.
       Quando precisei fazer a mastectomia radical foi preciso descartar também a aréola e o mamilo porque eu já havia desenvolvido o câncer de mama. No caso da mastectomia preventiva isto não é necessário. Tanto a aréola quanto o mamilo podem ser preservados e a mama pode ser reconstruída no mesmo ato cirúrgico do esvaziamento. Esteticamente a mama ficará inteira e perfeita como se a mulher nunca tivesse feito cirurgia alguma. Quer coisa melhor? Além de ficar protegida ela ainda terá o corpo esteticamente preservado.
      Dou o maior dez para a Angelina Jolie. Ela é uma mulher linda, inteligente, engajada e corajosa. Sem dúvida sua atitude ajudará outras mulheres na mesma situação a fazer uma opção consciente pela vida. Retirar as mamas não rouba das mulheres a feminilidade ou a beleza. Hoje existem recursos que reduzem ao mínimo os efeitos deste tipo de cirurgia. Quando fiz a mastectomia também fiz a reconstrução da mama no mesmo ato cirúrgico. O efeito psicológico da reconstrução mamária foi infinitamente benéfico para mim; sinto-me tão mulher e tão feminina quanto me sentia antes da cirurgia, mesmo tendo uma mama falsa, sem mamilo e sem aréola. Com mamilo e aréola então...

Lixo - multa - cocô de cachorro nas ruas


          No início desta semana recebi uma notificação assinada pela síndica do condomínio onde moro nos seguintes termos: “... NOTIFICA V.Sa. por depositar lixo após a passagem do caminhão de recolhimento...” e concluiu: “O descumprimento desta ou em caso de reincidência, implicará em multa equivalente a 50% (cinquenta por cento) da Taxa Ordinária da unidade autônoma infratora.”
        Meu lixo doméstico, razão da notificação, estava acondicionado devidamente em saco plástico e colocado na lixeira que mandei fazer e instalei no canteiro em frente da calçada e onde ninguém transita. Minha lixeira fica sobre uma base alta, com tampa, entre duas árvores e longe do alcance de animais domésticos soltos pelas ruas.


            O papel do síndico sem sombra de dúvida é difícil e desgastante, pois são muitos os problemas a serem resolvidos, mas na minha opinião ficar focado em perfumaria é coisa de gente chata mesmo. O lixo depositado em lixeiras altas, depois da passagem do caminhão de coleta, pode até deixar feia a lixeira, mas não suja o condomínio. Por outro lado cocô de cachorro espalhado pelas calçadas e canteiros além de sujar ainda deixa mau cheiro e ninguém é notificado por isto, porque basta dar uma pequena volta pelas ruas do condomínio para conferir a sujeira. O que é pior: lixo embalado e na lixeira ou cocô de cachorro na rua?
           Há algum tempo alguns garotos da vizinhança fizeram o favor de colar meu interfone com super bonder estragando o equipamento. Informei o ocorrido ao condomínio e não obtive nenhuma resposta, ninguém me procurou e precisei arcar com os custos da mão de obra e de um novo interfone. De outra feita os garotos botaram fogo em minha lixeira e também ficou por isto mesmo. Minha casa dentro do condomínio pode ser vandalizada e está tudo bem, mas se coloco lixo fora do horário sou ameaçada com multa. São dois pesos e duas medidas para um mesmo condomínio ou estou enganada?
           Outro problema em meu condomínio é a academia de ginástica que fica ao lado da minha casa. É o meu pesadelo! Os portões da academia são abertos às 6:30h da manhã e a partir daquele minuto meu sossego acaba todos os dias. De uns tempos para cá a academia além de abrir de segunda a sábado passou a abrir também nos feriados. Só tenho sossego e fico livre do barulho infernal aos domingos, porque nos outros dias da semana sou obrigada a conviver com o barulho de uma música irritante e muito alta além dos gritos dos professores e alunos que fazem os exercícios gritando histericamente. Neste instante em que estou escrevendo  estou ouvindo o bate estaca da academia, acompanhado da voz da professora que incentiva os alunos aos berros. Parece que a aula está acontecendo dentro da minha casa. É horrível!
      Até onde sei é proibido fazer barulho no condomínio antes das 8:00h da manhã todos os dias da semana  e aos domingos e feriados é proibido fazer qualquer serviço em casa (mesmo uma pintura na parede). O peão de obra não passa da portaria. Será que esta regra existe apenas para proteger do barulho os outros condôminos? Minha casa está excluída deste benefício? São dois pesos e duas medidas para um mesmo condomínio?
      Procuro cumprir com minhas obrigações como qualquer cidadão de bem, mas me sinto afrontada por ser ameaçada de multa por causa de lixo ensacado e na lixeira quando as calçadas e canteiros do condomínio estão cheias de cocô de cachorro. Não vejo lógica na cobrança. Cocô de cachorro espalhado nas ruas é muito mais sujo e nocivo do que lixo ensacado. Se não posso deixar lixo ensacado em minha lixeira é inconcebível que o condomínio aceite pacificamente tanto cocô de cachorro espalhado pelas calçadas e canteiros.
      Será que eu, como condômina, só tenho deveres e obrigações a cumprir? Onde foram para meus direitos de cidadã?