Mastectomia radical preventiva

     Esta semana muito se falou sobre a decisão da atriz Angelina Jolie em fazer, de maneira preventiva, uma mastectomia radical nas duas mamas.    A notícia mobilizou o noticiário e a opinião pública e, como todo assunto polêmico, deu no que falar.
       Desde que desenvolvi o câncer de mama não consigo evitar pensar neste assunto e sinceramente acho que a atriz tomou a decisão mais sensata quando resolveu fazer a mastectomia para priorizar a vida. Se há quinze anos eu tivesse feito o mesmo eu teria me poupado de muitos sofrimentos e muitas angústias e não estaria hoje enfrentando uma batalha diária contra as metástases que se espalharam pelo meu corpo.
     Muitos médicos dirão que existem outros tratamentos preventivos, mas nenhum deles, excluindo os problemas dos efeitos colaterais, diminuirá tão dramaticamente a possibilidade de desenvolver a doença. Só quem já teve câncer e precisou fazer radioterapia, quimioterapias e cirurgias sabe o quanto é árduo e difícil o caminho a ser percorrido pelo paciente oncológico.
       Quando precisei fazer a mastectomia radical foi preciso descartar também a aréola e o mamilo porque eu já havia desenvolvido o câncer de mama. No caso da mastectomia preventiva isto não é necessário. Tanto a aréola quanto o mamilo podem ser preservados e a mama pode ser reconstruída no mesmo ato cirúrgico do esvaziamento. Esteticamente a mama ficará inteira e perfeita como se a mulher nunca tivesse feito cirurgia alguma. Quer coisa melhor? Além de ficar protegida ela ainda terá o corpo esteticamente preservado.
      Dou o maior dez para a Angelina Jolie. Ela é uma mulher linda, inteligente, engajada e corajosa. Sem dúvida sua atitude ajudará outras mulheres na mesma situação a fazer uma opção consciente pela vida. Retirar as mamas não rouba das mulheres a feminilidade ou a beleza. Hoje existem recursos que reduzem ao mínimo os efeitos deste tipo de cirurgia. Quando fiz a mastectomia também fiz a reconstrução da mama no mesmo ato cirúrgico. O efeito psicológico da reconstrução mamária foi infinitamente benéfico para mim; sinto-me tão mulher e tão feminina quanto me sentia antes da cirurgia, mesmo tendo uma mama falsa, sem mamilo e sem aréola. Com mamilo e aréola então...
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, tb achei a atitude da Angelina mto boa, principalmente para ajudar outras mulheres que precisam a tomarem essa decisão. Contudo, acho perigoso o alarde sobre o assunto e a banalização da cirurgia. mas espero q isso não aconteça.
    O que não entendi foi falarem que ela optou pela vida à beleza, como se ela não tivesse feito a reconstrução...
    Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou