Um giro por João Pessoa - Tirando a rede do mar

       Saí bem cedo para caminhar no calçadão da praia com a Marta e a Lia. Voltamos pela faixa de areia molhada, que é mais firme e facilita o caminhar, principalmente no meu caso porque preciso usar sandália de solado firme, para proteger meu pé de outra refratura (já refraturei uma vez e precisei ficar muito tempo em cadeira de rodas). Tenho pseudoartrose e cuido do pé com carinho porque adoro fazer longas caminhadas e preciso muito deles.
Quando estávamos chegando perto de casa a Lia e a Marta resolveram entrar na água, mas eu preferi ficar na areia enquanto observava dois pescadores fazendo muita força para puxar do mar a rede que deveria estar cheia de peixes. Eu estava curiosa para ver o resultado da  pesca e me aproximei. Dois rapazes que estavam fazendo caminhada pararam para ajudar e precisaram fazer muita força também.
Puxa daqui, puxa dali, finalmente a rede apareceu bem roliça sobre a areia,  cheia de algas que ajudavam a aprisionar os peixes. A água salgada escorria sobre a  areia firme. Os pescadores aguardaram a água se esgotar e então um deles correu para pegar um cesto onde eles jogavam os peixes que iam retirando do meio das algas. Eram vários peixes, entre eles vi um bagre bem grandão que eles quebraram os ferrões para evitar ferimentos e o jogaram no cesto. Os pequenos eles devolviam de volta para o mar. Os peixes espadas, compridos e bem finos,  tinham uma boca cheia de dentes afiados, e uma cara de poucos amigos. Fiquei bem longe deles, mas usei a aba do meu chapéu para ajudar um bagrinho pequeno ir de volta para a água.
Os pescadores continuaram recolhendo os peixes, mas como o sol já estava começando a ficar muito quente resolvemos voltar para casa. Lamentei não estar com a máquina para fotografar. As imagens ficaram apenas em minha memória e não tenho como reproduzi-las...  Mais tarde vamos sair novamente para apresentar os pontos turísticos da cidade para a Lia que visita João Pessoa pela primeira vez.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou