Retirada de pontos cirúrgico e retomada dos ciclos quimioterápicos

     Na última sexta-feira tive consulta com o Dr. Fernando. Ele olhou a área da cirurgia na axila esquerda, disse que a cicatrização está ótima e perguntou-me se está mesmo descartada a ideia de fazer radioterapia. Respondi que por hora sim, mas que estou ciente de que pode ser que seja preciso fazer esse procedimento no futuro (espero sinceramente que isto não seja necessário).
     Ficou acertado que retomarei os ciclos de quimioterapia na próxima sexta-feira, quando completam 15 dias da cirurgia. Ficou também acertado que o novo protocolo será: carboplatina, taxol e herceptin, além do Xgeva. Já fiz dois ciclos com esse protocolo quando iniciei o tratamento há dez anos e, como já fiz todos os protocolos disponíveis para o meu caso, ele achou melhor repetir o tratamento que é o mais indicado para quem é HER2 positivo (a biópsia comprovou que os tumores na axila continuam sendo HER2 positivo). A imuno-histoquímica ficará pronta na próxima semana.
     Ontem fui retirar os pontos cirúrgicos com a Dra. Fátima. Foi tranquilo e indolor. Ela ficou satisfeita ao conferir que não existe acúmulo de líquido no braço que está normal e sem sinal de edema. Acho tão bom ver as ruguinhas em meus dedos e não sentir mais dor. É um verdadeiro alívio.
     A Dra. Fátima também ficou muito satisfeita quando conferiu que já estou conseguindo abrir e levantar completamente o braço operado. Isto é ótimo e assim não será preciso nem mesmo fazer fisioterapia. Agora é cuidar do braço com carinho para que ele continue bem. Para isto procuro mantê-lo elevado o maior tempo possível e evito ficar fazendo qualquer movimento repetitivo.
     Agora, o problema maior é que tenho que tomar o maior cuidado com ambos os braços. Não posso aferir pressão em nenhum deles e muito menos tomar injeção ou retirar sangue. Daqui para frente, aferir pressão arterial, só na perna, e retirar sangue terá que ser feito no pé, onde é bem mais dolorido. Mas, o que não tem remédio remediado está.

    

Cirurgia para retirada de nódulos na axila esquerda

     Entrar na sala gelada de um centro cirúrgico, para um procedimento agendado, é um tanto quanto assustador, por mais que o paciente tenha total confiança em seu médico.
     A Dra. Fátima é minha mastologista desde que tive o câncer primário em 1998 e tenho absoluta certeza de que eu não poderia estar nas mãos de uma cirurgiã mais competente e segura, mas os demais membros da equipe eram totalmente desconhecidos para mim.
     Deitei na maca coberta por lençóis imaculadamente brancos e no mesmo instante senti um calorzinho confortável acariciando meu corpo gelado, me livrando da sensação de estar exposta no ártico. Era uma espécie de aquecedor usado pelo hospital para dar mais conforto ao paciente que não está acostumado com um ambiente tão frio como o de um centro cirúrgico.
     O médico anestesista procurou me deixar bem relaxada brincando comigo. Como não é possível puncionar meu braço direito porque não tenho os gânglios linfáticos eles inicialmente puncionaram minha mão esquerda para iniciar o processo de anestesia. A Dra. Fátima avisou que não seria possível manter o acesso na mão esquerda porque ela iria operar a axila naquele lado então o anestesista avisou que só iria fazer o procedimento para que eu adormecesse antes de puncionar o veia jugular, em meu pescoço. Isto foi feito para evitar o desconforto da punção direta na jugular. Achei melhor assim.
     O anestesista aplicou uma injeção mas não senti sono. Fiquei deitada observando aquelas luzes acima da maca enquanto ouvia a Dra. Fátima discutindo os procedimentos cirúrgicos com a médica auxiliar. Ficou decidido que o tempo necessário para a anestesia seria de duas horas já que a cirurgia estaria concluída em uma hora e meia. O anestesista colocou a máscara em meu rosto e eu apaguei imediatamente.
     Acordei na sala de recuperação sem dor e com o braço e minha mão esquerda com a coloração normal. O inchaço tinha desaparecido como por encanto. Demorou um pouco até eu ser liberada para o quarto.
     Liguei para a Dra. Fátima assim que pude para agradecer o sucesso da cirurgia. O fato de estar com o braço normal, desinchado e sem dor, quando acordei da cirurgia; ver as rugas dos meus dedos no lugar de sempre me deixaram feliz da vida. Ela riu e brincou: você acha mesmo que fiz tudo aquilo para você continuar sentindo dor? Olha, a cirurgia foi muito maior do que previ. Perdi pelo menos um ano da minha vida e, para compensar, você tem que viver no mínimo mais dez anos.
     Isso é a cara da Dra. Fátima Vogt. Ela é ótima! Uma cirurgiã competente, mastologista comprometida com suas pacientes. Uma médica como poucas. Sou sua fã número um.
     Ela me explicou que o comprometimento na axila esquerda era bem maior do que os exames clínicos sugeriam. Foi necessário esvaziar os níveis um e dois para retirar todos os gânglios doentes. Um bloco deles estava comprimindo a artéria do braço causando com isso o inchaço e a dor. Ela limpou tudo e me livrou do problema.
     Tenho que agradecer primeiro a Deus que sempre me protege colocando em minha vida profissionais competentes e comprometidos. Agradecer a Dra. Fátima e a equipe que batalharam mais de três horas na cirurgia e conseguiram resolver meu problema. Agradecer a família e aos amigos que fizeram uma corrente de orações para que tudo desse certo.
     Agora é olhar para frente, aguardar o resultado da imuno-histoquímica para recomeçar a quimioterapia, tocar a vida e ser feliz com o que tenho nas mãos. Sou uma pessoa de sorte e ainda estou dentro do meu prazo de validade, e com qualidade de vida. Olha que legal!

Nódulos na axila esquerda, dedos inchados e mão doendo

     O resultado do último PET indicava que a doença estava sob controle, mas os sintomas me faziam  acreditar que nem tudo estava tão bem assim, mas como contrariar o resultado de um exame tão sofisticado?
     Não demorou muito e meu braço esquerdo começou a doer. Não era nenhuma dor insuportável, mas aquela dor chata que não deixa esquecer que aquele pedaço do corpo existe. Para piorar o quadro, um belo dia minha mão esquerda amanheceu inchada e doendo. A dor era mais forte do que no braço, então procurei o Dr. Fernando para mostrar que alguma coisa não estava funcionando bem.
     Ele me examinou e se mostrou preocupado com o quadro. Pediu que o médico reavaliasse o resultado do PET e suspendeu a quimioterapia para decidir o que fazer dali em diante.
     Depois de discutirem meu caso o Dr. Fernando decidiu que o melhor seria fazer uma mamotomia para ver se houve alguma mutação no tipo de câncer que se espalhou nos gânglios da axila esquerda e também fazer radioterapia na axila.
     Não gostei da ideia da radioterapia porque passei muito mal das outras vezes em que precisei fazer o procedimento na mama e no esterno.
     A Dra. Carol pediu uma ecografia da axila para conferir os nódulos que haviam se espalhado pelo local e ficou comprovado que eram seis nódulos na axila, sendo que o maior media 4 cm, e mais quatro outros nódulos entre a axila esquerda e a mama.
     Procurei minha mastologista, a Dra. Fátima Vogt. Falei que eu não gostaria de fazer radioterapia novamente e queria a opinião dela sobre o assunto. Ela conversou com a Dra. Carol por telefone e depois de discutirmos o assunto demoradamente ficou decidido que eu faria a cirurgia para retirar os nódulos porque, ao que tudo indica, os nódulos podem estar comprimindo a artéria do braço e provocando o inchaço em minha mão. Nesse caso, a radioterapia poderia até piorar o quadro.
     Confio na Dra Fátima e tenho certeza de que ela fará o que for melhor para mim. Afinal ela acompanha meu caso desde que tive o câncer primário em 1998. 
     Foi um corre corre agilizar tudo para que a cirurgia possa ser feita na próxima quinta-feira, afinal já faz um mês que parei de fazer quimioterapia e o Dr. Fernando não quer que eu interrompa o tratamento por muito mais tempo. 
     Lá vou eu para mais uma cirurgia. É o que tenho para o momento. Agora é torcer para que isto resolva o problema, e estou confiando que dará certo. Tenho para mim que ainda estou dentro do meu prazo de validade...