Os quatro evangelistas: anjo, leão, touro e águia


     Hoje pela manhã fui acompanhar minha filha numa visita a exposição dos Mestres do Renascimento que está no CCBB. Enquanto eu explicava o que havia aprendido sobre algumas pinturas ela me perguntou o porquê de os evangelistas serem representados como animais em algumas telas e eu fiquei sem resposta. Simplesmente eu não sabia o significado da representação.  Aquela pergunta despertou minha curiosidade, então fui pesquisar.
     Os guias nestas exposições apenas explicam que São Mateus é representado na forma de um anjo e que o leão representa São Marcos, assim como São Lucas é o touro e a águia é o símbolo de São João, mas eu confesso que nunca procurei saber o porquê de os evangelistas serem assim representados nas pinturas dos grandes mestres.
      Depois de pesquisar fiquei sabendo que estes quatro símbolos foram extraídos da visão da Glória de Deus tida pelo profeta Ezequiel (livro de Ezequiel – capítulo 1, versículo 10).  Em sua visão o profeta via a Glória de Deus sobre um carro que tinha quatro rodas tão grandes que iam da terra até o céu. Em cada uma das rodas havia uma figura: um anjo, um leão, um touro e uma águia. Cada uma das rodas representava um dos quatro evangelhos e como as rodas estavam tanto na terra quanto no céu isto significava que as verdades escritas nos evangelhos eram acessíveis tanto às pessoas mais simples, aquelas que estão ao nível da terra, quanto àquelas pessoas mais espiritualizadas e também os teólogos. Enfim, o evangelho é acessível a todos, indistintamente.
     O evangelista São Mateus é simbolizado como um anjo porque seu evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo. São João é representado como uma águia para comprovar a natureza divina de Jesus Cristo (a águia voa alto nos céus). Os evangelistas São Mateus e São João eram dois dos doze apóstolos de Jesus; já São Marcos, seguidor de Pedro, e São Lucas, que foi um médico, não eram apóstolos mas homens apostólicos, isto é, discípulos enviados para falar do Reino de Deus.


      São Marcos é representado como leão porque em seu evangelho ele começa falando da pregação de São João Batista, cuja voz clama no deserto.O leão faz estremecer o deserto com seus rugidos, simbolizando a força das palavras do evangelista.
      Os restos mortais de São Marcos, que foi martirizado e morto em Alexandria, estão na Basílica de São Marcos em Veneza. O símbolo da cidade de Veneza é o leão alado que também é representado no estandarte da Tribo de Judá. O leão é a alegoria de protetor e suas asas revelam o papel do mensageiro.


      São Lucas é representado pelo touro que era o animal sacrificado no Templo de Jerusalém. O touro é a representação dos sacrifícios oferecidos, e é a dimensão da oferta a Deus. O objetivo do evangelho de São Lucas é demonstrar o caráter sacerdotal de Cristo.
 

  Na exposição conversamos com algumas pessoas que apreciam arte, mas também são leigas no assunto. Comentamos que o ideal neste tipo de exposição seria uma explicação, mesmo que superficial, sobre a simbologia nas pinturas. É interessante saber que o anjo, o leão, o touro e a águia representam os quatro evangelistas, mas também é muito interessante saber o porquê destas representações.

Obs: imagens tiradas da internet (olimpiaigrejaaparecida.blogspot)
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, esqueci de comentar aquele dia. Ups! Amei ir a exposição com você!!!!! É sempre um aprendizado! Te amo mto!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou