Um passeio no Jardim Botânico de Brasília

     Bárbara e Henrique me convidaram para ir ao Jardim Botânico de Brasília, onde eles farão uma prévia das fotografias para o álbum do casamento. Eles queriam se certificar de que a paisagem seria o fundo ideal para as fotos.
     Assim que iniciamos nossa caminhada pelo jardim evolutivo uma chuvinha fina que começara a cair se transformou num verdadeiro aguaceiro. Tivemos que correr para nos abrigar numa pequena cobertura na área de piquenique e ficamos lá conversando enquanto aguardávamos a chuva parar. Uma bruma espessa desceu e cobriu as árvores ao redor tornando a paisagem sombria e fantasmagórica. Foi inevitável lembrar um passeio que fiz na Bretanha quando conheci o túmulo de Kercado, só que lá a bruma era ainda mais espessa e o ambiente ainda mais sombrio.
    O vento soprava forte e gotinhas da chuva gelada fizeram meu corpo encolher de frio. Ainda bem que eu estava carregando um casaco leve, que serviu para agasalhar. A Bárbara estava desprotegida, então o Henrique a abraçou para aquecer.

   

  Quando a chuva passou voltamos a caminhar em direção ao orquidário. O lago que ocupa aquela área dá um charme especial ao jardim. Um casal de quero-quero andava tranquilamente pelo gramado acompanhado de um pequeno filhote pouco maior do que um pintinho. O bichinho magricela corria ágil atrás dos pais que assim que nos viram começaram a gritar freneticamente. Como tínhamos continuado avançando um deles, certamente a mãe, armou as asas com seus esporões para nos enfrentar se insistíssemos em avançar um pouco mais. Recuamos e ficamos aguardando os pássaros se afastarem de nosso caminho. Lamentamos estar sem uma boa máquina fotográfica para registrar a cena.

(imagens da internet)




    Continuamos nosso passeio. Passamos pela estufa onde ficam alguns pequenos cactos e seguimos adiante em direção ao Jardim Japonês. Os outros jardins, com nomes até bastante sugestivos, são o jardim dos cheiros que é cheio de ervas aromáticas e medicinais, o de contemplação que representa os seis biomas, e o de permacultura.
     Há muito tempo eu não ia ao Jardim Botânico e fiquei desapontada ao perceber que pouca coisa havia mudado desde minha última visita. O espaço está sofrendo alguma reforma, mas os jardins continuam sem o cuidado e a atenção que merecem e o orquidário é de uma pobreza franciscana. O Jardim Japonês chora de vergonha, pois seu estado de conservação é uma lástima. As formigas cortadeiras já deixaram completamente pelados os poucos arbustos que o ornamentam. Uma colônia delas fazia uma fila comprida para carregar as últimas folhinhas recém cortadas.
     Resolvemos ir embora, pois não havia muito o que se ver por lá. Talvez caminhando pelas trilhas no meio da mata o passeio ficasse mais interessante, mas a chuva não dava esta opção. Concluímos que sem sombra de dúvida, apesar do pouco cuidado, qualquer foto tirada naquele espaço mostrará uma bela paisagem porque a natureza sempre enfeita qualquer fotografia; mas cá para nós, para um jardim botânico na capital federal o nosso é uma vergonha.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, o passeio valeu pelo passarinho baby. Foi uma fofura! Mas vc bem q podia cuidar do jardim botânico. Certeza que ele ficaria lindo! Te amo!

    Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou