Uma minhoca, dois passarinhos




O quintal da minha casa é um verdadeiro jardim do édem para os passarinhos que voam livre na natureza. Lá eles encontram tudo o que gostam: frutas frescas nos pratos pendurados nas árvores, sementes, alpiste e outras comidas próprias para passarinho que minha mãe espalha pelo jardim (para meu desespero) deixando tudo com aparência de bagunça.
Num cantinho, mais ou menos discreto, separei um espaço para preparar a compostagem feita com as sobras orgânicas da casa. Naquele pedaço de terra minha mãe joga as cascas das frutas e legumes, as sobras das comidas, enfim, tudo o que é orgânico. Uma verdadeira festa para as duas galinhas de estimação que ela cria no quintal, para os passarinhos e também para os calangos que estão cada dia mais gordinhos e robustos.
As galinhas e os passarinhos ciscam o dia inteiro aquele pequeno pedaço de terra em busca de larvas e insetos. As galinhas gordas também ciscam o restante dos canteiros que elas conseguiram destruir desde que chegaram em minha casa ainda pintinhos. Os calangos ficam atentos em cima das pedras e atacam numa rapidez impressionante qualquer inseto que se aventure pousar na compostagem. O pouco de matéria orgânica que sobra acaba se decompondo e por fim a terra fica negra, rica em nutrientes e cheia de minhocas suculentas.
Essa terra adubada é depois espalhada pelos canteiros do jardim de frente da casa que ficam protegidos dos pés (e das cacas) das galinhas. Aliás, as cacas das penosas é outro rico adubo natural que completa a compostagem, mas confesso que é bem nojento (e fedido). Detesto tropeçar nessas cacas quando ando pelo quintal ou caminho pelo gramado verdinho. Não sei onde minha irmã e minha sobrinha estavam com a cabeça quando resolveram comprar os pintinhos para presentear minha mãe??? O pior é que a velhinha adora galináceos e para ela não existe bicho de estimação melhor do que uma galinha gorda (e as dela estão até quadradas) e cheias de manias.
É isso mesmo, cheia de manias. Minha mãe bota qualquer bicho de estimação mal acostumado. Suas galinhas ficam esperando por ela todo final de tarde para irem dormir protegidas no cantinho delas. Elas não vão sozinhas para o galinheiro e também não se acostumaram com o poleiro e só dormem em cima de um banco alto e largo. Elas ficam absolutamente perdidas e inquietas até minha mãe chegar e levá-las para dormir. Pode? Até onde sei, qualquer galinha que se preze encontra seu próprio canto para dormir, sozinha.
Além dos passarinhos soltos na natureza minha casa abriga dois passarinhos na gaiola (coisa que detesto), mas os coitados já nasceram em cativeiro e são presentes que minha mãe ganhou. O Neto, um melro metálico lindo, de penas azuis brilhantes e olhos bem amarelos, é o xodó da minha mãe (e meu também, tenho que admitir). Ele adora comer bichinhos e frutas. É louco por maça e alucinado por minhocas, caramujos ou qualquer outro inseto comestível.
Hoje pela manhã o quintal ainda mostrava restos da chuva torrencial que caiu ontem a noite. Encontrei uma minhoca se contorcendo sobre a cerâmica clara do corredor e lógico, peguei a coitada e no momento seguinte a levei até a gaiola que o Neto divide com outro pássaro. Coloquei a bichinha na vasilha de comida e a Bibi caiu de bico em cima dela, mas como o Neto é mais esperto conseguiu roubar o petisco. A pobre Bibi ficou com cara de boba, sem entender como havia perdido a minhoca suculenta.
Olhei dentro da piscina, onde sempre encontro minhocas suicidas no fundo (quando chove muito elas se desesperam, saem da terra e acabam caindo dentro d'água). Resgatei uma com a peneira para jogá-la dentro da gaiola para a Bibi saborear, mas novamente o Neto roubou o petisco. A Bibi, furiosa, voou atrás dele mas novamente se viu frustrada na corrida pela minhoca que já havia sido engolida pelo esperto melro.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Qm manda a Bibi ser lerda, né! A vida ensina. Qm sabe da próxima vez... hehe
    bjos ma. O texto ficou ótimo!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou