Manobra de Brandt Daroff e o mundo parou de girar ao meu redor

      Depois que fiz a primeira dose da quimioterapia do novo protocolo comecei a me sentir zonza todas as vezes que me virava na cama ou mexia com a cabeça para os lados ou para cima e para baixo. A vertigem piorou bastante esta semana, mas como eu já estava com consulta agendada com meu oncologista acabei adiando a do otorrino.
     Hoje pela manhã passei pela consulta com o Dr. Fernando e senti uma zonzeira muito forte quando tentei me deitar para o exame clínico. Ele fez um teste mandando eu seguir a ponta de seu dedo apenas com os olhos e concluiu que o melhor seria adiar a quimioterapia que estava agendada para hoje para a próxima sexta-feira, e me encaminhou para o consultório do Dr. Gustavo Lara, que é otorrino, para um atendimento emergencial.
     O Dr. Gustavo fez alguns testes de equilíbrio corporal e acabou concluindo que tudo não passava de uma vertigem posicional. Ele explicou que isto pode acontecer por causa do uso de alguns quimioterápicos e outras causas, mas que não é grave e é relativamente simples de resolver. Não prescreveu nenhum tipo de remédio, o que me agradou muito, e optou pela manobra de reposição canalítica, chamada Manobra de Brandt Daroff.
     A Manobra de Brandt Daroff tem o objetivo de reposicionar corretamente alguns cristais que ficam dentro do nosso ouvido interno, no labirinto. Estes minúsculos cristais chamados otólitos são responsáveis pelo equilíbrio do nosso corpo e quando saem do lugar tiram nosso corpo do prumo. São alguns segundos assustadores que parecem nos jogar no olho de um furacão. É uma sensação muito ruim.
     Na hora que o Dr. Gustavo iniciou a manobra o mundo ao meu redor girou feito louco e manter os olhos abertos foi bem difícil, mas na medida que os exercícios avançavam a zonzeira foi cedendo e quando saí do consultório já me sentia muito melhor. Que manobra mais eficiente! Fiquei encantada. Agora vou fazer alguns exercícios em casa e retorno ao consultório para outra avaliação na próxima quinta-feira.
     De qualquer forma o Dr. Fernando achou mais seguro pedir uma ressonância magnética de crânio para descartar qualquer problema mais grave. Na próxima quinta-feira vou fazer a ressonância do crânio e também da coluna para saber exatamente o que está provocando as dores nas costas e na sexta-feira faço a segunda dose no novo protocolo.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou