Um giro em Aracaju - visitando São Cristóvão

         Fomos conhecer São Cristóvão, primeira capital de Sergipe após sua emancipação da Bahia em 1820. Fundada em 1590 São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do país, atrás de Salvador, Rio de Janeiro e João Pessoa.



A cidade, que ficou quase destruída quando foi invadida pelos neerlandeses em 1634, fica bem próxima de Aracaju, às margens do Rio Paramopama, afluente do Vaza-Barris.  



Tombada pelo Patrimônio Histórico em 1967, e apesar do pouco cuidado e falta de verba por parte do governo, possui um bem conservado centro histórico. Os moradores da cidade, segundo nos explicou um guia local, tentam cuidar da melhor forma possível dos edifícios públicos como a igreja e os museus. 


argola usada para amarrar os escravos

Visitamos a igreja, o Convento  de Santa Cruz ou de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e o Conjunto Carmelita, a Praça de São Francisco e o Lar Imaculada Conceição, entre outros. Fizemos uma viagem ao passado, pois tudo aquilo parecia cristalizado no tempo. A praça estava vazia, deserta... O tempo fechado dava uma aparência triste ao lugar. O guia apontou uma argola de ferro e nos disse que era ali que ficavam amarrados os escravos. Que tristeza! Pensei que a argola servisse para amarrar os cavalos e não gente.




0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou