Um giro pela Bretanha - Château du Guildo (texto da Helena)



      O Chateau du Guildo foi construído sobre um rochedo, no estuário de Rio Arguenon, próximo ao Cap Fréhel. Hoje em dia está em ruínas, mas vem sendo alvo de estudos desenvolvidos sob a supervisão do Service Régional de l'Archiologie, que utiliza na pesquisa mão de obra de estudantes franceses e estrangeiros. Esses estudos detectaram a ocupação do lugar desde o século XII, sendo ainda incerta a natureza exata dessa ocupação. A descoberta de material equestre no lugar leva a supor a presença de cavaleiros e, consequentemente, de nobres. A construção da torre oeste é, também, sinal de riqueza. Com tudo isso, o estudo feito não afastou a  possibilidade de ser o castelo uma estrutura defensiva, dada a sua localização estratégica.




  A destruição do castelo, seu declínio e abandono progressivo se deve, provavelmente, às guerras franco-bretãs. 


       Ao vê-lo, assim, tão decadente, penso na sua fase de esplendor. Imponente, no alto daquela falésia, abrindo-se para o horizonte vasto do estuário do Arguedon. Quantas histórias, quantos segredos, quantos amores... Quantas vozes, sussurros, gritos, tilintar de espadas, guardam aquelas paredes. Acho fascinante essa viagem no tempo em busca de pequenos detalhes, minúcias, vestígios de uma longa caminhada, que o peso dos anos foi aos poucos apagando, mas que revivem na minha imaginação. Gosto de pensar naquelas vidas tão diferentes da minha, mas tão cheias de emoção, talvez mais que a minha.


      Curto as viagens que faço. O conhecimento que me trazem, as emoções, os sonhos que despertam, mas gosto de voltar. Voltar a minha casa, aos meus lençóis macios, à minha família, aos meus amigos, à minha vidinha boba, sem altos e baixos, mas que me permite adentrar um mundo fantástico, que só pode ser visto através  das janelas dos castelos, das lendas dessa Bretanha linda, onde o sibilar do vento tem o poder de nos levar para os domínios de Merlin, para os sortilégios de Morgana, para a floresta encantada de Broceliande ou aos fantasmas de Combourg.
      Gosto dessas viagens, reais ou imaginárias. Elas são apaixonantes, encantadoras.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Viajar é bom demais, né Tia Helena! Fico mto feliz que vocês curtiram mto essa viagem! Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou