Um giro em Portugal - Guimarães, Braga e Póvoa do Varzim

     Acordamos cedo, tomamos nosso delicioso café da manhã numa confeitaria e seguimos em direção a Guimarães, cidade considerada como sendo o Berço da Nação Portuguesa, pois foi lá que em 1109 nasceu D. Afonso Henrique, o primeiro rei do país. Guimarães é uma simpática cidade do município de Braga, ao norte de Portugal. Suas ruelas medievais, suas praças bem conservadas e seu imponente castelo que domina a vista, deixam a cidade encantadora. A enorme muralha do castelo se destaca na paisagem.
     Enquanto caminhávamos pelo centro vimos muitas crianças em idade pré-escolar, fantasiadas para o carnaval, se divertindo nas praças. Uma graça. 
     Fomos conhecer primeiro o castelo, que fica na parte alta da cidade. Em frente fica a igreja São Miguel do Castelo. Tumbas dos heróis da reconquista formam o piso da igreja. Reza a lenda que D. Afonso teria sido batizado naquela igreja. Ali perto também está o Paço dos Duques de Bragança, construído em 1420.
     Depois fomos passear pelo centro histórico da cidade, considerado patrimônio cultural da humanidade, e de lá seguimos para Braga, cidade onde nasceu o avó do Nelson, pai do Henrique. Ele queria muito conhecer a cidade de seus ancestrais.
     Braga é uma cidade grande, a terceira maior do país. Com suas mais de 30 igrejas, é considerada a Roma portuguesa. É lá que fica a igreja mais antiga do país, construída em 1070, e local dos túmulos de D. Henrique e Dona Teresa, pais de D. Afonso Henrique.
    Já no final da tarde seguimos em direção a Póvoa do Varzim, cidade onde nasceu Eça de Queiroz. Chegamos a tempo de assistir o espetáculo do por do sol na beira da praia. Lindo de apreciar, apesar do vento que não parou de soprar, fazendo gelar até os ossos.
     Voltamos para o Porto com noite fechada, cansados mas felizes com tudo o que havíamos feito até ali. 
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou