Praça Vermelha - Moscou - Rússia


A Praça Vermelha tem este nome não porque os prédios que a compõem sejam de cor  vermelha, mas sim porque,  para os russos, vermelho significa  bonito.

No lado esquerdo da foto está  o Mausoléu do Lenin e a direita o Shopping Gum. Muito curioso para uma turista como eu  ver o símbolo do socialismo olhando de frente para o símbolo do capitalismo selvagem. Quanta ironia... Para piorar,  Moscou é considerada, de acordo com a guia local, uma das cidades mais caras da europa. Eu senti isto no bolso. Não tive coragem de comprar nada que não fosse absolutamente necessário (água e comida). Minto, fiz questão de aproveitar os teatros e passeios, e  os museus, afinal eu estava lá para conhecer a cidade, mas paguei bem caro por cada uma destas atrações e estava tudo lotado, cheio de turistas de todos os lugares do mundo.  Como as coisas  mudaram...

Pensando bem, nenhum regime totalitário pode dar certo. A liberdade é nosso maior patrimônio. É muita pretensão de um homem, um partido, um governo, querer impor a um povo,  a força e a custa de muito sofrimento, medo e repressão, seu pensamento, seu desejo, sua vocação para a ditadura. Pode até dar certo por algum tempo, mas não funciona "ad eternum".

A Rússia parece ter saído de um extremo para o outro... Fiquei impressionada com o que vi no trajeto do trem que liga São Petesburgo a Moscou. Vi muitos lugarejos isolados, no meio do mato, com casinhas miseráveis cobertas com telhados de zinco. Aquilo deve ser enregelante no inverno e uma estufa no verão.


Em  Moscou, cidade com mais de 12 milhões de habitantes, minha primeira visão  foi a  de  um gigantesco engarrafamento. Nosso ônibus custou a vencer o trânsito no percurso entre a estação ferroviária e o hotel no centro da cidade. Não foi preciso muito tempo para perceber que qualquer dia da semana e a qualquer hora é preciso muita paciência para vencer o engarrafamento que deixa a cidade quase parada. Na saída do hotel para o aeroporto, em pleno sábado a tarde,  a impressão que tive era de que jamais chegaríamos em tempo para o embarque, tamanho era  o engarrafamento que deixava o trânsito parado. Dentro do aeroporto, já  no estacionamento, tudo era caótico. Guardas apitando, gente gritando, uma verdadeira confusão. Não gostaria de morar numa cidade como aquela.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou