Balneário Municipal e Ilha do Padre

          Passamos a manhã no Balneário Municipal, que delícia de lugar. O balneário fica bem próximo do centro de Bonito (uns 6 ou 7 km aproximadamente), o que facilita o acesso, e o lugar é muito agradável. A entrada custa apenas R$ 15,00 e não é preciso estar acompanhado de guia. O Rio Formoso, que dá charme ao lugar, tem águas cristalinas e prá onde se olha é possível ver uma incrível abundância de peixes, principalmente  piraputangas. Existem outros, mas em menor quantidade.



          O balneário tem um grande estacionamento, além de quadras de vôlei e futebol de areia, lanchonetes, restaurantes e algumas churrasqueiras. Dentro do parque o rio Formoso, que nasce na Serra da Bodoquena e deságua no Rio Miranda,  forma piscinas naturais bem rasas, permitindo que até crianças aproveitem suas águas geladas. Em alguns pontos as enormes pedras fazem uma espécie de bancos dentro d'água.



          Embora o sol estivesse quente, as águas do rio estavam geladas, mas tão geladas que era difícil encarar um mergulho. Fui entrando devagar, para acostumar o corpo com o frio, pois minha garganta estava incomodando desde que eu havia chegado na cidade, e eu não quis arriscar piorar a situação. Depois que mergulhei todo o corpo na água ficou até gostoso estar ali batendo um papo, jogando conversa fora e deixando o tempo passar sem pressa. Maurinha, eu e d. Terezinha ficamos um bom tempo na água até  a fome reclamar e nos obrigar sair para comer alguma coisa para aguardar a hora do almoço que estava marcada para as 13 horas.


          Enquanto a Maura e d. Terezinha aguardavam nas cadeiras alugadas ali mesmo, fui até uma das lanchonetes comprar pastel. Pedi 3, mas eram tão grandes que todo o grupo acabou comendo um pedaço para tapear a fome, pois ainda estava bem longe da hora do almoço.


          A Conceição e o marido se juntaram a nós na hora do almoço e em seguida fomos em direção a Fazenda Estância Araçá para iniciar a aventura de rafting nos 6 km de rio que terminam na Ilha do Padre. O percurso, de aproximadamente uma hora e meia, passa por duas corredeiras e três cachoeiras (a Cachoeira Postal, a do Segredo e a do Caldeirão).


          Assim que chegamos o pessoal que ia fazer o rafting trocou a roupa e saiu para o passeio, e eu fui com o motorista para a Ilha do Padre aguardar a chegada do bote. Fiquei lá com os motoristas que aguardavam seus grupos, e um deles foi me mostrar os segredos da ilha: uma sucuri jovem que mora na mata a beira do rio e a mãe dela que se esconde do outro lado da margem, os pássaros que vivem soltos na mata, como a arara Lucio, e as piscinas naturais nos recantos sombreados da ilha.




          Achei a Ilha do Padre com aspecto de abandono e questionei o motivo. O guia me disse que a ilha esteve realmente abandonada por muito tempo por causa de uma questão judicial, mas que recentemente a questão foi solucionada e agora a ilha já tem novos donos que estão providenciando o alvará para abrir o espaço para o público em geral. Como continua proibida qualquer construção na ilha, os novos donos estão consertando o que já existia e vários carpinteiros estavam ocupados reparando as passarelas de madeira que ligam um espaço a outro da ilha. Tomara que o alvará saia logo, pois a ilha é linda e é um excelente lugar para se passar o dia. Ela é cheia de pequenas cachoeiras que dão o maior charme ao lugar, e o rio, de águas cristalinas, também é cheio de peixes.



          Meus amigos demoraram mais do que o tempo previsto para chegar na Ilha do Padre, mas chegaram felizes e animados com a aventura. Dona Terezinha, com mais de 80 anos, disse que o passeio tinha sido demais! Maura, que vai completar 70 anos no final deste mês, também adorou a aventura. Minhas amigas são animadíssimas, e as melhores companheiras de viagem que alguém pode desejar. Adoro gente com entusiasmo pela vida.




0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou