Câncer metastático - definido novo protocolo

     Em setembro do ano passado, depois dos resultados das tomografias, foi confirmada a progressão do câncer metastático. Não foi de todo surpresa para mim porque eu já vinha sentindo dores na região do tórax e eu já desconfiava que o câncer no esterno devia ter aumentado sua atividade metabólica.
     Na ocasião minha oncologista optou em manter o mesmo protocolo que eu já vinha fazendo, isto é: o tykerb e o anastrozol diariamente e o zometa a cada 28 dias. Não fiquei segura com a decisão da minha médica e resolvi consultar outro oncologista que disse ser importante acrescentar mais uma medicação além do tykerb, encerrar o uso do anastrozol e trocar o zometa pelo denosumabe.
     Minha intuição acendeu um sinal de alerta e como eu confio muito em minha intuição preferi dar um tempo e não tomei nenhuma atitude, mas continuei não me sentindo segura. Falei com minha médica sobre minhas dúvidas quanto ao tratamento mas ela insistiu no mesmo protocolo e então resolvi procurar outro oncologista, desta vez o Dr. Fernando Maluf, por indicação da minha mastologista a Dra. Fátima Vogt. O Dr. Fernando Maluf solicitou alguns exames e hoje retornei ao consultório para definirmos o protocolo daqui para frente. 
     O PET CT evidenciou uma nova progressão da doença com aumento da atividade metabólica no esterno, no arco costal 11º e em mais uma vértebra, mas para minha sorte todos os meus órgãos vitais continuam preservados. O Dr. Fernando optou um tratamento com uma baixa toxicidade que ficou assim:  inicialmente três doses de ataque de Fulvestranto intramuscular e depois uma dose a cada 28 dias, associado ao anticorpomonoclonal Trastuzumabe a cada 21 dias com uma dose de ataque no início do tratamento. O Lapatinibe será mantido e também o zometa, só que agora será feito apenas a cada três meses e não mais mensalmente como eu vinha fazendo. Este tratamento será mantido por quatro meses quando então farei novos exames para uma reavaliação.
     Estou animada com a troca do protocolo e acredito que a nova medicação poderá interromper a progressão da doença. É o que espero, vamos aguardar.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, estamos torcendo. Espero que os resultados daqui a 4 meses sejam melhores do que o esperado. Qr vc curadinha p meu próximo aniversário! Te amo!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou