Um giro em Foz do Iguaçu - Itaipu Binacional

     Acordamos cedo para o passeio na Usina de Itaipu. Inicialmente assistimos a apresentação de um filme, no Centro de Visitantes, contando a história da construção da usina, e em seguida fizemos o passeio de ônibus que leva os turistas a dois mirantes de observação. Desses pontos de observação o turista tem uma ampla visão da usina e do imenso parque que a cerca. O passeio termina quando o ônibus passa sobre a barragem que tem uma altura de 196m e 15m de espessura na base, de puro concreto.


     Das curiosidades que ouvimos sobre a usina, uma que chamou a atenção foi saber que a vazão máxima do seu vertedouro é 40 vezes superior a vazão média das cataratas do Iguaçu (1500 metros cúbicos por segundo) que já deixa qualquer um impressionado. Pensar que Itaipu consegue ser 40 vezes superior ao volume de água que vimos caindo nas cataratas impressiona qualquer pessoa. Tudo na usina é monumental.

   
     A Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional (Brasil e Paraguai) é uma das maiores obras de engenharia moderna e é a maior hidroelétrica em produção do mundo.




     Existem vários tipos de passeio na usina, e o que fizemos foi o tour panorâmico. Os outros passeios são o circuito especial, o refúgio biológico, e o Ecomuseu dentre outros.
       Dos vários bosques cheios de árvores jovens e adultas, que circundam a usina, ficamos sabendo que o funcionário que completa 15 anos de trabalho na usina planta uma árvore que recebe uma plaquinha com seu nome. Olha só que legal!
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou