Acupuntura e o alívio da dor


           Desde que comecei o tratamento para o câncer metastático observo com mais atenção tudo o que diz respeito a hospitais e procedimentos médicos. Nos últimos tempos a população de um modo geral tem ficado cada vez mais perplexa e assustada com os erros médicos divulgados pela mídia.
Na manchete de capa da revista Época que saiu na última segunda-feira, dia 26 de novembro, está escrito em letras garrafais: “O que os hospitais não contam para você”.  O artigo fala do livro escrito pelo médico americano Martin Makary,  e escancara erros médicos grosseiros, o problema das infecções, de amputações desnecessárias e outras mazelas dos hospitais e propõe a transparência como forma de revolucionar a assistência à saúde.
            Imagino a repercussão do livro tanto para os profissionais da área de saúde como também para o leigo que necessita atendimento médico e hospitalar. Eu, como paciente oncológica de longa data, sinto até arrepios quando leio um artigo como este. Se já não gostava de hospitais agora é que vou ficar com um pé atrás mesmo.  Infelizmente estamos a mercê de muitos médicos inescrupulosos, vaidosos e mercenários e isto é muito perigoso. Quando encontramos um médico realmente sério e comprometido com a profissão é uma verdadeira benção.
            Tenho tido muita sorte neste quesito, pois ao longo desta minha jornada em busca do tratamento para o câncer de mama que fez várias metástases em meu corpo tive a sorte de encontrar profissionais competentes, que fazem da medicina seu sacerdócio. A Dra. Juliana por exemplo, que atende na clínica onde faço quimioterapia,  é uma destas profissionais. A Dra Luci e a Dra Fabiana também. Elas se preocupam com o paciente e se esforçam para que eles tenham qualidade de vida. Seus pacientes não são apenas um número para a clínica.
Ontem tive que fazer o zometa para tratar o câncer ósseo  e aproveitei para dizer à Dra. Juliana que ao prestar mais atenção nas dores que tenho sentido na região do tórax pude observar que elas parecem ser também musculares além da dor óssea. Ela, que além de clínica geral  também é acumputurista, me examinou na mesma hora e perguntou se eu deixaria que ela me agulhasse. Ohh bênção, assim que ela agulhou o ponto onde estava localizado o gatilho para a dor muscular eu senti um alívio imediato. Ela ficou tão feliz quando conseguiu localizar o ponto exato para minimizar minhas dores que até parecia que a dor era nela e não em mim. Tenho motivos de sobra para ser fã incondicional da Dra. Juliana. Ela é uma médica competente, atenciosa, uma profissional como poucas.
3 Responses
  1. Anônimo Says:

    Deus abençoe seus médicos para que eles sejam sempre zelosos e capazes! Mas essa Dra. Juliana é realmente bem famosa lá em casa, né. Vc não perde a oportunidade de elogiá-la! Ainda bem que vc tem ao seu redor profissionais apaixonados pelo que fazem. Q as coisas continuem assim. Desejo tudo de melhor para qm cuida direitinho de vc! Te amo!


  2. Anônimo Says:

    Como posso encontrar a Dra. Juliana?


  3. Lou Says:

    Caro Anônimo,
    Lamento informar, mas a Dra. Juliana, no momento, não está atendendo como acupunturista. Ela está atendendo na rede pública como clínica geral e não sei informar o hospital. Qdo eu tiver alguma notícia informarei no blog. Desculpe.
    Um abraço da Lou


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou